Após sobe e desce, Rio tem definidas as divisões do campeonato

Frizão, na Série A2, tentará novamente voltar a figurar na principal divisão do futebol estadual
sexta-feira, 07 de janeiro de 2022
por Vinicius Gastin
Em apenas um ano, o Paduano saltou da quinta e última divisão do futebol carioca para a terceira
Em apenas um ano, o Paduano saltou da quinta e última divisão do futebol carioca para a terceira

Após a temporada 2021 no futebol profissional do Estado do Rio de Janeiro, que contou com bola rolando durante todo o ano, de janeiro a dezembro, as divisões para 2022 estão praticamente definidas. Da primeira à quarta divisão, são dezenas de clubes sonhando com títulos, acessos ou mesmo manutenções para uma melhor reestruturação. Para o Friburguense, o desafio continua sendo a disputa da Série A2, a segunda divisão carioca, com o principal objetivo de conquistar a taça e voltar a figurar entre os clubes da elite do Rio.

Em 2021, a competição começou em junho, mas agora por conta da disputa da Copa do Mundo no final do ano, o campeonato de 2022 terá início em maio, provavelmente entre os dias 1º e 8, com previsão de término para a última semana de julho. A tendência, embora ainda não tenha sido discutido de maneira oficial, é pela manutenção da mesma fórmula dos últimos anos.

Caso o regulamento seja realmente mantido, a série A2 do próximo ano, salvo alguma situação extraordinária, será disputada por 12 clubes, divididos em duas chaves com seis cada. Eles irão se enfrentar dentro dos seus grupos no primeiro turno, e os dois primeiros de cada avançam para uma eliminatória. O campeão terá vaga nas semifinais do torneio.

No segundo turno, os times irão enfrentar rivais do outro grupo, novamente classificando os dois primeiros de cada chave para a fase seguinte. O campeão do segundo turno se juntará ao campeão do primeiro e às duas melhores campanhas no geral, para disputarem as semifinais. Os vencedores farão a final e apenas o campeão subirá para a Série A1.

Na temporada deste ano, se o Audax conseguiu o título e a promoção à primeirona, quem levou a pior foi o Duque de Caxias, último colocado e rebaixado para a Série B1, sem uma vitória sequer, voltando à terceira divisão depois de 16 anos. Assim como o Macaé, o Tubarão da Baixada disputou a divisão abaixo meses depois, sendo apenas o nono colocado.

O campeão e único promovido à Série A2 foi o Olaria, sendo rebaixados o tradicional Goytacaz (que participa da quarta divisão pela primeira em sua história) e o Carapebus. Estão qualificados para a segunda divisão estadual, além do Friburguense, as equipes da Cabofriense, Gonçalense, Artsul, Americano, América, Macaé, Sampaio Corrêa, Olaria, Maricá e Angra dos Reis.

Demais divisões

Na Série A1, com o Flamengo tricampeão, houve o rebaixamento do Macaé, que meses depois disputou a Série A2 e foi adversário do Friburguense, inclusive, mas não conseguiu retornar à elite, ficando na nona posição. A Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj), inclusive, já divulgou a tabela com os jogos do Campeonato Carioca 2022, que terá início no próximo dia 26.

Durante o encontro também ficou definido que a competição será disputada com o mesmo formato e regulamento de 2021. O Cariocão de 2022 terá 12 times se enfrentando em turno único, chamado de Taça Guanabara. Os quatro melhores avançam para as semifinais. Os que terminarem entre quinto e oitavo vão disputar o título simbólico da Taça Rio.

Já a Série B2, última competição a ser encerrada em 2021 e com previsão de início em setembro (juntamente com a B1), teve como campeão o Paduano, promovido ao lado do Araruama. Os rebaixados foram Casimiro de Abreu e Queimados. O clube de Santo Antônio de Pádua, em parceria com a seleção do Exército Brasileiro, havia conquistado a Série C meses antes, subindo de divisão ao lado do Búzios. Portanto, em um único ano, o Trovão Azul saltou do quinto e último nível do futebol carioca para o terceiro.

 

LEIA MAIS

Neste primeiro momento, duas equipes conseguiram se destacar, alcançando vitórias importantes e já largando na frente na tabela de classificação

Tricolor se volta também para decisão da Taça Santos Dumont Sub-20, neste sábado

Jogo foi de muita luta e aplicação, diante de um rival também qualificado; meta agora é a final de sábado

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: futebol