O jovem friburguense Kaio Cabral Veiga de Souza é estudante de Gestão Pública na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mas tem na arte da fotografia paisagística uma grande paixão. No ano passado, aos 19 anos, ele foi destaque, em outubro, em uma mostra no icônico Carrousel do Louvre, em Paris, inclusive com fotografia premiada do Cristo Redentor, símbolo postal carioca. Agora, neste sábado, 8, ele terá seu talento reconhecido internacionalmente mais uma vez em uma homenagem especial no Santuário do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro: uma celebração em ação de graças, às 16h30, que reunirá familiares, amigos, convidados e autoridades.
(Foto: divulgação)
Na capital francesa, Kaio apresentou a mostra “Mundos em Foco: Um brasileiro ganha Paris”, na qual registrou paisagens incríveis, tanto de símbolos postais do Rio de Janeiro, como de Nova Friburgo e do mundo. Nos cliques, Kaio valoriza sempre a linguagem universal que transcende barreiras e o permite conectar culturas, sentimentos e experiências. Em “Mundos em Foco”, ele foi além da captura de belos cenários. “São fotografias que evidenciam um reflexo das minhas vivências e da minha perspectiva sobre o mundo e a vida. Cada imagem é mais que uma simples fotografia; são fragmentos de uma jornada que revela tanto a grandiosidade da natureza quanto os detalhes que muitas vezes passam despercebidos. Em cada trabalho, há uma história, uma emoção e um convite para que o espectador mergulhe não só na beleza das paisagens, mas também na sensibilidade e na autenticidade que cada cena carrega”, revela o fotógrafo.
A participação do jovem friburguense no concorrido Carrousel do Louvre foi um acaso. Ao passar por Milão, na Itália, e fotografar o Teatro Alla Scala, ele acabou descoberto por Laurence des Cars, uma das curadoras do Museu do Louvre. Ao mostrar que cada imagem capturada por sua lente é mais do que um simples registro de cenários naturais ou arquitetônicos, ele foi convidado a levar “Mundos em Foco” para Paris. “Em cada fotografia conto uma história única, um momento efêmero congelado no tempo, que convida o espectador a mergulhar na riqueza visual e emocional de cada cena”, explica Kaio, radiante com tamanha conquista.
Deixe o seu comentário