O procurador de Justiça Antonio José Campos Moreira (foto) foi o mais votado na eleição realizada na segunda-feira, 2, para o cargo de procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), que será exercido no biênio 2025/2027. Antonio José recebeu 583 votos (62.75%), enquanto Leila Machado Costa obteve 346 votos (37,24%).
"Essa expressiva votação representa o reconhecimento de uma trajetória de 37 anos dedicados ao Ministério Público. Recebo o resultado com muita alegria, pois vejo nessa votação tão significativa o reflexo do trabalho realizado ao longo dessa jornada. Agora, aguardo, confiante, a nomeação por parte do governador do Estado. Concluímos a primeira etapa, mas ainda há uma segunda, que é a decisão soberana do governador. Minha felicidade é imensa e meu compromisso é resgatar a identidade do Ministério Público, fortalecê-lo e torná-lo ainda mais atuante. O objetivo é garantir que o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro volte a ser forte, urgente, plenamente dedicado a servir à sociedade, ocupando todos os espaços que lhe foram atribuídos pela Constituição e pelas leis. Esse é o ponto fundamental”, declarou Antonio José.
Agora, o governador do Estado, Cláudio Castro, vai escolher entre os dois candidatos. A lista com os nomes dos eleitos será enviada ao governador no dia 1º de janeiro de 2025, pelo presidente do Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça. O governador tem 15 dias a partir da entrega da lista. O novo procurador-geral de Justiça começará seu mandato em 17 de janeiro de 2025 e ficará no cargo até 16 de janeiro de 2027.
Antonio José e Leila foram os únicos candidatos na disputa pela vaga na lista tríplice, que serve para a escolha do procurador-geral de Justiça. No total, 893 membros, entre promotores e procuradores de Justiça, estavam aptos a votar. A eleição começou às 10h, por meio de um sistema eletrônico, e os membros puderam votar até as 17h. O resultado será homologado pelo Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça e publicado no Diário Oficial Eletrônico do MPRJ no próximo dia útil.
Antonio José ingressou no MPRJ em 1987 e, atualmente, é titular da 1ª Procuradoria de Justiça junto à 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ). Ocupou os cargos de procurador-geral de Justiça em exercício, subprocurador-geral de Justiça, assessor-chefe da Assessoria de Assuntos Institucionais, assessor-chefe da Assessoria de Atribuição Originária Criminal, e coordenador da primeira formação do grupo das Centrais de Inquérito (1995/1996), além de chefe de Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça.
Deixe o seu comentário