Acidentes de trânsito: Bombeiros registraram dez ocorrências no fim de semana

Vítimas foram levadas para o Hospital Municipal Raul Sertã
terça-feira, 20 de junho de 2023
por Christiane Coelho (Especial para A VOZ DA SERRA)
(Foto: Pexels)
(Foto: Pexels)

Nova Friburgo teve mais um fim de semana violento no trânsito. De acordo com a Secretaria estadual de Defesa Civil, os militares do 6º Grupamento do Corpo de Bombeiros (GBM), de Nova Friburgo, foram acionados para atender vítimas de, pelo menos, dez acidentes no município. Na manhã de sábado, 17, um motociclista foi resgatado na RJ-130 (Estrada Tere-Fri), na altura de Duas Pedras. Já à noite houve o atropelamento de um jovem, de 23 anos, na Avenida Comte Bittencourt.

No domingo, 18,  também na RJ-130, houve uma colisão entre automóveis, que deixou um rapaz, de 25 anos, ferido. Já no início da madrugada desta segunda-feira, 19, foi registrado o capotamento de um carro, que causou ferimentos em um rapaz, de 21 anos, na Rua Padre Roberto Saboia de Medeiros, no Paissandu.

Quase 50 acidentes em menos de 20 dias   

O mês de junho, até ontem, 19, já contabilizou mais acidentes que o total registrado em janeiro, fevereiro e março deste ano. Entre colisões, capotamentos e quedas de veículos, este mês já somou 47 ocorrências, de acordo com a Secretaria estadual de Defesa Civil. Também foram registrados seis atropelamentos no município neste mês.

Em janeiro foram 46 ocorrências de colisões, capotamentos e quedas de veículos e 12 atropelamentos. Fevereiro somou 42 chamados para socorrer vítimas de colisões, capotamentos e quedas de veículos e oito de atropelamentos. No mês de março foram 45 acidentes envolvendo de colisões, capotamentos e quedas de veículos e sete atropelamentos. Abril registrou um aumento, chegando a 57 ocorrências de colisões, capotamentos e quedas de veículos e sete atropelamentos.

Ironicamente, no mês em que se estimulou a conscientização dos danos causados pela violência no trânsito, através da campanha Maio Amarelo, o quinto mês do ano foi o campeão de registros de acidentes, em Nova Friburgo, de acordo com a Secretaria de Defesa Civil, com 58 ocorrências de colisões, capotamentos e quedas de veículos e oito  atropelamentos.

Lei Seca completa 15  anos

Para marcar o 15º aniversário da promulgação da lei que decretou a tolerância zero para a combinação álcool e direção, a Operação Lei Seca realizou nesta segunda-feira ,19, uma agenda com atividades educativas pelo estado. A ideia foi sensibilizar os motoristas e reduzir o número de acidentes provocados pela bebida. Só no ano passado, 34.181 condutores foram flagrados dirigindo bêbados (uma média diária de 93 motoristas). Desde o começo da operação, o número alcança 281 mil condutores flagrados.

Uma estimativa da Secretaria de Governo aponta que a fiscalização da Lei Seca tenha evitado 300 mil acidentes de trânsito no Rio e poupado 30 mil vidas com as ações nas estradas. 

Desde o começo da Operação Lei Seca, a fiscalização já abordou mais de quatro milhões de motoristas. Isso significa que quase sete entre dez condutores habilitados pelo Detran já realizaram os testes com o bafômetro. E a tendência é de aumento desta marca, uma vez que dobrou de 15 para 30 o número de equipes de fiscalização.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: