O Governo do Estado do Rio de Janeiro lançou a primeira edição do Concurso Cultural de Contos. Organizado pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e pela Imprensa Oficial do Rio de Janeiro, a iniciativa valoriza a literatura e estimula a leitura. Os textos vencedores receberão uma premiação de R$ 1 mil, como forma de incentivo à arte fluminense. Todo o material selecionado será reunido em um livro, com edição física, que será publicado pela Imprensa Oficial. Os interessados devem se inscrever no site até 15 de março.
“Esse concurso é mais uma iniciativa que demonstra o nosso compromisso com a democratização do acesso à cultura, enaltecendo características regionais e dando voz à população de todo o Rio. A valorização do setor cultural é muito importante para o estado”, acredita o governador Cláudio Castro.
Para a secretária estadual de Cultura, Danielle Barros, premiar a literatura é também agradecer aos escritores pela companhia que seus textos proporcionam aos que procuram refúgio nas páginas dos livros. “A literatura é uma grande amiga e nos abraça em vários momentos da nossa vida. Poder contemplar esse segmento tão importante é um orgulho e uma excelente notícia para a cultura fluminense”, ressaltou.
A oportunidade, voltada para autores do estado do Rio novos ou já consagrados, vai garantir 20 vagas, todas destinadas a projetos que abordem textos inéditos, na modalidade "Conto", dentro da temática "Um olhar sobre o amanhã”. Serão contemplados dois candidatos por região, atendendo de forma igualitária as dez áreas administrativas do estado, e buscando evidenciar as diferenças de cada lugar, particularidades e regionalidades.
Sobre o tema
Inspirados pelo centenário de morte do escritor francês Marcel Proust, a temática escolhida para nortear todos os contos surge da ideia de temporalidade presente na sua icônica obra “Em busca do tempo perdido”. O modelo dialoga com o conceito de "escrevivência", que é de autoria da escritora Conceição Evaristo. Nele, a autora propõe uma escrita que nasce do cotidiano, das lembranças, da experiência da vida do próprio autor e do seu povo. Uma escrita que nasce da vida que se vive e da vida que se deseja.
Regulamento
Poderão participar do prêmio pessoas físicas brasileiras ou naturalizadas, a partir de 18 anos, residentes no estado do Rio. Não haverá vedação para escritores que já tenham obras individuais publicadas; somente serão habilitados textos redigidos em língua portuguesa. As obras deverão ser autorais e dentro da temática proposta. Não há vedação quanto à participação de servidores públicos, exceto aqueles ligados à Imprensa Oficial ou à Secretaria de Cultura estado do Rio e suas fundações vinculadas.
Serão selecionados 20 contos (dois por região), sendo elas: Metropolitana I, Metropolitana II, Metropolitana III, Noroeste, Norte, Baixadas Litorâneas, Serrana, Centro-Sul, Médio Paraíba e Costa Verde. A banca avaliadora levará em consideração os critérios de originalidade, criatividade, domínio de técnicas narrativas, clareza e coerência do texto. Dúvidas podem ser esclarecidas através do e-mail concursoslc2023@gmail.com.
Deixe o seu comentário