À medida que a crise climática se torna cada vez mais séria, cada Dia da Terra se reveste de um significado extra. Criado em 1970 nos Estados Unidos, o evento anual reúne milhões de pessoas de todo o mundo em prol do meio ambiente, destacando as ações urgentes que precisamos tomar para salvar nosso planeta.
O que vem chamando atenção, nos últimos meses, é o aumento dos números mostrando que as emissões globais de CO2 estão de volta aos níveis pré-pandêmicos. Isso, apesar de toda a conversa sobre “cura natural” quando países ao redor do mundo entraram em confinamento. Considerando que precisamos cortar drasticamente as emissões em cerca de 45% até 2030 para manter o aquecimento global em 1,5 ° C, a magnitude do desafio que enfrentamos é clara.
Desde o seu início, em 1970, a data fixada para comemorar a Terra foi fixada em 22 de abril. Este ano, os organizadores definiram três dias de ação climática, de 20 a 22 de abril, mas esperam que dure a semana inteira — tanto que a data também é mencionada como Semana da Terra — por ser um momento em que as questões ambientais ocupam o centro das atenções.
O Dia da Terra original foi fundado pelo senador e ambientalista dos EUA Gaylord Nelson em 1970, para destacar a importância do ar e da água limpos, após um derramamento de óleo em 1969 em Santa Bárbara, Califórnia. O evento contou com surpreendentes 20 milhões de pessoas tomando as ruas em todo os EUA — cerca de 10% da população do país na época.
O evento se transformou em uma campanha internacional em 1990, quando ativistas ambientais pediram a um dos organizadores originais, Denis Hayes, para ajudar a criar outro evento para destacar os desafios ecológicos que nosso planeta enfrenta.
O evento e o tema em 2021
Marcado por milhões de pessoas em todo o mundo, o Dia da Terra é um evento anual projetado para iluminar os graves problemas ambientais que enfrentamos, desde a crise climática até a poluição do ar e o desmatamento.
Para o Dia da Terra de 2021, o presidente dos EUA, Joe Biden, convidou 40 líderes mundiais para participar de um summit virtual nos dias 22 e 23 de abril para destacar a urgência de uma ação climática mais forte. O evento foi transmitido ao vivo por causa da pandemia.
Apropriadamente, o tema deste ano é Restore Our Earth (Restaure Nossa Terra), que enfoca não apenas a necessidade de reduzir nosso impacto no planeta à medida que nos recuperamos dos efeitos da Covid-19, mas também como podemos desempenhar um papel na reparação dos danos que temos provocado.
“Devemos olhar para os processos naturais, tecnologias verdes e pensamento inovador que podem ter um impacto duradouro e transformador para restaurar nossa Terra”, disse Rogers.
(Fonte: Trechos de artigo da Vogue Internacional/Globo)
Deixe o seu comentário