As histórias sobre a origem da pizza, cujo dia é mundialmente celebrado nesta sexta-feira, 10, são variadas, muitos dizem que sua origem surgiu no Egito, citada por historiadores como o primeiro povo a misturar farinha com água. Segundo especialistas, o “embrião” da pizza data de aproximadamente o ano 3.000 antes de Cristo, quando um disco de massa bem fininho, denominado “Pão de Abrahão” e bem parecido ao pão sírio, era consumido por hebreus e egípcios. Outros afirmam que os primeiros foram os gregos, que faziam massas à base de farinha de trigo, arroz ou grão-de-bico e as assavam em tijolos quentes.
O importante é que prato o gastronômico chegou a Etrúria, na Itália e fez muito sucesso, se popularizando mundo a fora depois que os italianos incrementaram a receita com tomate. Antes o disco era feito somente com ervas regionais e o azeite de oliva, comuns no cotidiano da região do Egito.
Curiosidades
No Brasil celebra-se o Dia da Pizza desde 1935 quando se realizou um concurso de pizza escolhendo-se as dez melhores. O concurso terminou no dia 10 de julho e assim esta data foi escolhida.
Inicialmente a pizza não tinha a sua forma característica, redonda, como todos conhecem hoje, mas sim dobrada ao meio, feito um sanduíche ou um calzone. Ela foi evoluindo aos poucos, até que, no século 19, se tornou o que é hoje. Isso aconteceu em 1889, quando Raffaele Esposito, por vezes aportuguesado como Espósito, criou algum dos mais famosos sabores de pizza dos tempos atuais.
O “Pai da pizza”, como ele é chamado, trabalhava na corte real italiana, tendo servido ao rei Umberto I e a sua mulher, a rainha Margarida (Margherita em italiano). Foi homenageando a rainha que surgiu a pizza “margherita”, feita com tomate, mussarela e manjericão como manda a receita original.
Nos tempos antigos, na bacia do Mediterrâneo, a pizza era um prato muito pobre feito com banha, queijo e manjericão (às vezes com resíduos de peixe) comuns em todas as regiões. Até cerca de 1830 a pizza era vendida exclusivamente em bancas de rua e por vendedores de rua, foi então que chegaram as pizzarias. A antiga pizzaria Port'Alba em Nápoles é considerada a mais antiga pizzaria italiana ainda existente hoje.
Deixe o seu comentário