Astroturismo nos Três Picos

Observação do céu reforça potencial de Nova Friburgo como referência nacional
quinta-feira, 21 de agosto de 2025
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Daniel Mello)
(Foto: Daniel Mello)

Na noite do último sábado,16, um espetáculo natural encantou os participantes do programa Vem Ver o Céu (Inea), no Parque Estadual dos Três Picos, em Nova Friburgo. A atividade fez parte de mais uma sessão astronômica do projeto Astroturismo nos Parques Brasileiros (AstroParquesBR), vinculado ao Observatório do Valongo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e reforçou o papel do município como um dos principais destinos do Brasil para o astroturismo.

O encontro ocorreu no Vale dos Deuses, cenário que serviu de inspiração para a criação do projeto AstroParquesBR. Apesar da previsão inicial de tempo fechado e dos prognósticos meteorológicos pouco animadores, a natureza surpreendeu os visitantes. Como num passe de mágica, as nuvens se dissiparam ao anoitecer e abriram espaço para que a Via Láctea se revelasse em todo o seu esplendor. O céu limpo e estrelado proporcionou uma experiência inesquecível aos presentes, que puderam observar planetas e constelações em um verdadeiro mergulho no universo.

No programa astronômico, foram identificadas dezenas de constelações, entre elas o Cruzeiro do Sul, Escorpião, Sagitário, Golfinho, Lyra, Centauro e Aquário, além de muitos outros mitos celestes que há milênios orientam culturas ao redor do planeta. Ao telescópio, os visitantes puderam contemplar estrelas nos braços da galáxia e o belo planeta Saturno, com seus anéis que, mesmo a distância, impressionam pela perfeição e hipnotizam qualquer olhar.

Relevância

A sessão evidenciou a vocação de Nova Friburgo para o astroturismo. O município já é reconhecido nacionalmente como um dos dez melhores lugares do país para observar o céu noturno, segundo a revista Galileu. As condições climáticas locais favorecem noites frias e limpas, ideais para a prática da astronomia amadora e científica. Outro destaque é a possibilidade de observar a galáxia de Andrômeda, uma experiência marcante para qualquer observador.

Sobre o projeto

O AstroParquesBR (no instagram @astroturismoparquesbr) busca justamente valorizar esse potencial. O projeto tem como meta avaliar as unidades de conservação do país como espaços para o desenvolvimento do astroturismo, unindo ciência, educação e turismo sustentável. A iniciativa parte da premissa de que o céu estrelado é um patrimônio natural, que deve ser protegido e apreciado por todos, assim como montanhas, rios e florestas. Dessa forma, segundo o coordenador, o astrônomo Daniel Mello, cuidar da iluminação artificial das cidades é essencial para que este patrimônio (que também possui valor econômico) não se perca.

Com iniciativas como essa, Nova Friburgo consolida-se cada vez mais como destino estratégico para o desenvolvimento do astroturismo no Brasil, abrindo possibilidades na cadeia turística de hospedagens, gastronomia, capacitação e demais serviços. Em meio à beleza da Serra do Mar, a cidade alia infraestrutura, tradição científica e um céu privilegiado, transformando a contemplação das estrelas em uma oportunidade única de turismo sustentável, aprendizado e encantamento.

 

  • (Foto: Daniel Mello)

    (Foto: Daniel Mello)

  • (Foto: divulgação)

    (Foto: divulgação)

  • (Foto: Daniel Mello)

    (Foto: Daniel Mello)

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 80 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: