Licença-paternidade: Câmara aprova urgência para ampliar benefício para 15 dias

Se aprovada, regra valerá também para pais adotantes, independentemente da idade do adotado
segunda-feira, 21 de julho de 2025
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Freepik)
(Foto: Freepik)

A Câmara dos Deputados aprovou na última quarta-feira, 16, a urgência do projeto de lei que regulamenta a licença paternidade. Com a urgência aprovada, a proposta pode ser votada diretamente no plenário, sem passar pelas comissões temáticas da Casa. A nova norma altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e estabelece a licença-paternidade de 15 dias consecutivos, sem prejuízo do salário ou do emprego.

A aprovação no plenário da Casa ocorre após uma semana do vencimento do prazo de 18 meses dado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para que o Congresso Nacional regulamente a licença-paternidade.

Atualmente, o benefício continua sendo aplicado com base na regra transitória prevista na Constituição de 1988. A Carta Magna prevê que o Congresso edite uma lei específica para regulamentar o direito, mas, passados 37 anos, essa legislação ainda não foi criada.

Nova regra

De acordo com a nova regra, o benefício começa a contar a partir do nascimento da criança e pode ser requerido por simples notificação ao empregador, acompanhada da certidão de nascimento.

A regra vale também para pais adotantes, independentemente da idade do adotado. O projeto ainda propõe uma proteção contra demissão sem justa causa e garante estabilidade no emprego por 30 dias após o fim da licença-paternidade.

A lei ainda prevê que, se o nascimento ocorrer durante as férias do trabalhador, a licença começará no primeiro dia útil após o término do descanso. Caso o pedido de licença seja feito durante as férias e faltem  menos de 15 dias para o fim do período, as férias serão prorrogadas automaticamente. (Fonte: G1)

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 80 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: