O novo bispo de Nova Friburgo, Dom Pedro Cunha Cruz, anunciou a data de sua posse na Diocese local: 23 de agosto, um sábado, em cerimônia que será realizada durante uma missa, às 9h, na Catedral São João Batista, na Praça Dermeval Barbosa Moreira. A celebração será presidida pelo arcebispo de Niterói, Dom José Rezende Dias, que em seguida promoverá a posse de Dom Pedro, que foi escolhido nesta semana para a função, pelo Papa Leão XIV. A Diocese friburguense que coordena as paróquias de 19 municípios no entorno de Nova Friburgo estava sem titular desde abril, quando o bispo Dom Luiz Antônio Lopes Ricci, foi transferido para a Diocese de Itapetininga, no interior de São Paulo.
Dom Pedro Cunha Cruz virá da Diocese de Campanha, no sul de Minas Gerais. Ele é carioca e conhece Nova Friburgo. É carioca, tem 61 anos e na década de 2000 foi professor do seminário diocesano do município. Dom Pedro foi ordenado sacerdote pela Arquidiocese Metropolitana do Rio de Janeiro em 4 de agosto de 1990 e, na capital fluminense, foi vigário da Paróquia Cristo Operário e Santo Cura d’Ars; pároco das paróquias de São Francisco de Assis, Santa Teresa de Jesus e Santa Rita de Cássia; diretor do Seminário São José; professor da PUC e diretor da Faculdade Eclesiástica de Filosofia João Paulo II. Foi nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro em 24 de novembro de 2010, recebendo a ordenação episcopal em 5 de fevereiro de 2011.
Em 20 de maio de 2015, Dom Pedro Cruz foi nomeado bispo coadjutor da Diocese de Campanha-MG e em 25 de novembro seguinte tornou-se bispo ordinário da mesma Diocese. Dom Pedro é bispo referencial da Pastoral da Educação e Cultura do Regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e também referencial da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé da CNBB.
Deixe o seu comentário