O Sanatório Naval de Nova Friburgo, organização militar da Marinha do Brasil no município, promoveu cerimônia na manhã desta segunda-feira, 30, para celebrar seus 115 anos de fundação, celebrados neste mesmo dia. A festividade foi presidida pelo diretor do Sanatório, o capitão-de-mar-e-guerra (médico), Vitor de Andrade Mello Galo, que recepcionou autoridades militares e civis e demais convidados, entre eles os ex-diretores, Henrique Wajnberg, dr. Altineu; o contra-almirante Kleber Coelho de Moraes Ricciardi, a contra-almirante Mônica Medeiros Luna, e membros da Sociedade Amigos da Marinha (Soamar), além de convidados como o secretário municipal de Mobilidade Urbana, coronel Eduardo Vaz Castelano, e o presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Nova Friburgo, Vinicius Magalhães.
A unidade friburguense da Marinha do Brasil funciona em um imóvel de estilo normando, no Paissandu, erguido em 1890 para ser o pavilhão de caça do conde de Nova Friburgo. Em 1910 a propriedade foi adquirida pela União para abrigar o Sanatório Naval inaugurado em 30 de junho daquele ano. O propósito inicial era tratar ali vítimas de beribéri e auxiliar no tratamento dos pacientes convalescentes de qualquer doença.
Durante a Primeira Guerra Mundial, a unidade foi utilizada para internação de tripulantes dos navios alemães aprisionados pelo Governo do Brasil em diversos portos. Muitos destes alemães estabeleceram-se e constituíram família em Nova Friburgo. Em 1920, foi construído um pavilhão para o Serviço de Hidroterapia, chamado “Pavilhão das Duchas”, que deu lugar ao ambulatório do Sanatório Naval de Nova Friburgo.
Deixe o seu comentário