Nos próximos dias 17 e 18, Nova Friburgo será homenageada na 24ª edição da MaiFest, um dos maiores festivais multiculturais do Brasil, realizado no bairro do Brooklin, em São Paulo. O evento, organizado pela Associação dos Empreendedores e Moradores do Brooklin (AEMB), espera receber mais de 100 mil pessoas em dois dias de celebração cultural, com o tema “Eine magische Zeit” – “Um tempo mágico”.
Este ano, a MaiFest presta homenagens a grandes nomes e instituições da cultura, como o maestro Júlio Medaglia (87 anos), o programa Prelúdio, da TV Cultura (20 anos), a própria TV Cultura (56 anos), o tradicional restaurante Zur Alten Mühle (45 anos), e o escritor alemão Thomas Mann, pelos seus 150 anos. Entre os destaques, está Nova Friburgo, que completará 207 anos no próximo dia 16 e carrega uma história profundamente ligada à imigração europeia.
A homenagem a Nova Friburgo também contempla dois importantes equipamentos culturais locais: a Fundação Dom João VI, que completa 16 anos, e a Casa dos Saberes, que estimula a prática de projetos sustentáveis. A entidade, localizada no distrito de São Pedro da Serra tem 13 anos de atividades.
"Estar entre os homenageados da MaiFest é um grande reconhecimento para Nova Friburgo. Representa não só nossa história de colonização suíça e alemã, mas também o esforço atual para manter viva essa herança por meio da cultura, da educação e do turismo", afirma Daniel Figueira, secretário de Cultura de Nova Friburgo.
A cidade foi escolhida por ser berço da primeira comunidade luterana do Brasil, formada por imigrantes alemães em 1818, no mesmo ano da chegada de 100 famílias suíças fundadoras. Hoje, Nova Friburgo se destaca como um destino turístico consolidado, com natureza exuberante, arquitetura histórica e produção cultural em constante expansão.
Durante o festival na capital paulista, a história da imigração e da formação cultural de Nova Friburgo será apresentada ao público por meio de atividades desenvolvidas pelo Centro das Tradições de Santo Amaro (Cetrasa), que também valoriza as raízes alemãs no Brasil.
A festa, que ocorre no quadrilátero formado pelas ruas Joaquim Nabuco, Princesa Isabel, Barão do Triunfo e Bernardino de Campos, no Brooklin, contará ainda com shows musicais, apresentações de dança, gastronomia típica, feira de artesanato, literatura, contação de histórias e exposições, um verdadeiro mergulho nas culturas brasileiras.
Deixe o seu comentário