Eventos ajudam a manter a cultura japonesa viva em Nova Friburgo

Com atividades culturais, ensino de língua e práticas tradicionais, Colônia Japonesa mantém as raízes nipônicas na cidade
quarta-feira, 07 de maio de 2025
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)
Realizado no último fim de semana, o Nihon Fri Matsuri levou centenas de pessoas ao campo da Colônia Japonesa de Nova Friburgo, na rodovia RJ-130 (Nova Friburgo-Teresópolis). A festa, que celebrou a chegada dos primeiros imigrantes japoneses à cidade, foi marcada por apresentações culturais, gastronomia típica, oficinas de origami, concursos de cosplay e práticas tradicionais como o Taiko e o Bon Odori.

A diversidade de raízes multiculturais de Nova Friburgo pode ser conhecida na Praça das Colônias, no Suspiro
Para Yukio Inaba, diretor de Comunicação da Colônia Japonesa, os eventos são fundamentais para manter vivas as tradições nipônicas na região. “Posso afirmar que os eventos feitos pela Colônia Japonesa em Nova Friburgo são o maior meio de manter a cultura nipônica viva na cidade”, disse ele. “Os eventos são uma vitrine incrível, e atraem pessoas de todos os lugares do Brasil”, completou.

(Foto: Divulgação)

Além do Nihon Fri Matsuri, a Colônia também promove o tradicional Hanami — a Festa da Cerejeira, que deve acontecer no próximo mês, mas a confirmação da data depende do florescer. Essas duas celebrações são hoje as principais manifestações culturais da comunidade japonesa em Nova Friburgo. “Sem dúvidas, hoje, as principais manifestações da Colônia Japonesa são as suas duas festas: o Nihon Fri Matsuri e o Hanami”, destacou Yukio.

Mesmo fora dos períodos festivos, há atividades recorrentes promovidas dentro da Colônia. “Temos diversas atividades, como o Gateball e o Bon Odori, que possuem inúmeros praticantes”, contou. Outro destaque é o ensino da língua japonesa, oferecido por Naomi Tabira, professora que também atua na disseminação da cultura nipônica em Nova Friburgo.

Apesar da dedicação da comunidade, a realização dos eventos enfrenta obstáculos. “Infelizmente, os desafios hoje encontrados pela Colônia são o de apoio aos eventos, mesmo que a cada dia estejamos conseguindo mais apoio da Prefeitura e dos órgãos públicos no geral”, pontuou Yukio.

A Colônia Japonesa é uma das dez que compõem o mosaico multicultural de Nova Friburgo, conhecida pelos imigrantes da Suíça, Alemanha, Itália, Hungria, Líbano, Portugal, entre outros. A diversidade de raízes pode ser conhecida na Praça das Colônias, no Centro, onde as culturas desses povos seguem representadas por seus descendentes.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 80 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: