Uma metodologia diferente, integrando escola e família, é desenvolvida com sucesso há vários anos no Colégio Estadual Rei Alberto I, localizado em uma área rural do distrito de Campo do Coelho. A unidade trabalha com a pedagogia de alternância, na qual o estudante alterna o aprendizado na sala de aula com experiências no campo. Assim, os alunos passam uma semana na escola, em tempo integral, e outra em casa, reproduzindo nas lavouras de suas famílias o que aprenderam na escola. A iniciativa vem gerando frutos, tanto que a unidade inscreveu dois projetos na I Feira Integrada de Trabalho e Cidadania, promovida pela Secretaria estadual de Educação (Seeduc-RJ): o ‘Viveiro Pedagógico Agroflorestal’ e ‘Sistemas Agroflorestais na Restauração de Matas Ciliares’.
“As experiências que os alunos trazem de casa servem de base para a elaboração do conteúdo pedagógico, de acordo com a realidade da comunidade agrícola. Assim, o plano de estudo é baseado na vivência das famílias e do que é realizado na região”, explica a diretora-geral, Viviane Rodrigues, que está à frente da escola desde 2017.
O ‘Viveiro Pedagógico Agroflorestal’ consiste em atividades acadêmicas sobre a cadeia produtiva da restauração florestal, a partir das oficinas. Na prática, são produzidas espécies nativas e de interesse à agricultura agroecológica, que serão destinadas ao plantio agroflorestal em áreas de preservação permanente dos agricultores familiares da região.
(Foto: Ellan Lustosa / Seeduc-RJ)
Já o projeto ‘Sistemas Agroflorestais na Restauração de Matas Ciliares’ visa implantar, manejar e monitorar um módulo de Sistema Agroflorestal, para restauração de mata ciliar no trecho de um rio na Fazenda Escola Rei Alberto I, aproximando estudantes e comunidade desta prática, favorecendo a sua divulgação e adesão no território.
O Colégio Rei Alberto I atende alunos do Ensino Médio integrado com dois cursos profissionalizantes: Técnico em Agropecuária e Técnico em Administração. Nas aulas diárias, é possível sensibilizar sobre essas atividades ali implantadas, através do ensino e pedagogia, apresentando tecnologias viáveis. As ações na unidade são capazes de dialogar com as vivências e servem de exemplo para as famílias.
Projetos complementam formação técnica
A Fazenda Escola Rei Alberto I funciona em esquema de parceria com o Instituto Bélgica – Nova Friburgo (Ibelga) e a Secretaria estadual de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc-RJ). Em 2024, esses laços se estreitaram após a criação do Projeto Somando Saberes: Formação Pedagógica e Técnica para o Campo, que vem somar na formação dos jovens com oficinas e apoio no desenvolvimento das atividades.
(Foto: Ellan Lustosa / Seeduc-RJ)
Outro destaque é o projeto Renegera, uma extensão da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). A iniciativa visa restaurar a Mata Atlântica, em parceria com agricultores familiares e pequenos produtores do estado. A integração da escola com a comunidade é um dos principais diferenciais deste projeto, algo muito importante para o desenvolvimento dos estudantes.
“A escola é o maior grupo de convivência de uma sociedade, é onde passamos mais tempo juntos. Esse projeto mostra a importância da educação, que passa a ter um papel condutor no projeto de vida de cada um. É nosso dever institucional construirmos e edificarmos cidadãos de bem”, conclui a secretária estadual de Educação, Roberta Barreto.
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