Friburguenses torcedores do time da estrela solitária também marcam presença em Buenos Aires neste sábado, 30, para acompanhar a final da Copa Libertadores 2024, entre Botafogo e Atlético Mineiro. A partida será às 17h no estádio Monumental De Nuñes, na capital argentina. Grupos da cidade serrana enfrentaram uma viagem de mais de dois mil quilômetros para acompanhar a final do glorioso após a vitória sobre o Penarol.
(Foto: Mariana, Vinícius Gastin e os amigos Vinicius Ramos, Luciano e Felipe Monnerat - arquivo pessoal)
O grupo de amigos torcedores do Botafogo em Nova Friburgo, Felipe Monnerat, o jornalista e colunista esportivo de A VOZ DA SERRA, Vinicius Gastim, Mariana Schuabb, Vinicius Ramos e Luciano, o motorista do grupo, mapearam o itinerário e rumaram de carro até Buenos Aires. Eles saíram de Nova Friburgo às 3h da madrugada rumo a Camboriú-SC, um percurso superior a 1.000 quilômetros. “No caminho recebemos o carinho dos torcedores de outros clubes admirados com a nossa coragem. Muitos se manifestaram dizendo que estão torcendo por nós”, disse Felipe.
No segundo dia da viagem o grupo de Friburgo enfrentou bastante chuva na estrada, trânsito, cansaço, mas nada abalou a confiança. “Surgiram dúvidas, como atravessamos a fronteira por onde, Argentina, Uruguai? Onde iremos dormir? Será que sofreremos retaliação no Uruguai? Encontramos muitos brasileiros com medo dessa rota pela estrada, sugerindo entrar direto para Argentina, mas decidimos pelo contrário, por questões de logística. A imigração foi muito tranquila, o difícil foi achar hotel no interior do Uruguai com valores amigáveis”, relatou Felipe. Toda a trajetória foi acompanhada por familiares e amigos através dos stories do grupo nas redes sociais.
(Foto: Vinícius Gastim - arquivo pessoal)
No diário de viagem, no terceiro dia, o grupo friburguense, enfim, cruzou o país com belas imagens e boas rodovias e chegou rapidamente à fronteira com a Argentina. “Parte da gentileza ficou no Uruguai. Nossos ‘hermanos’ não são tão receptivos assim e inflacionaram tudo no país, enfim, superamos as dificuldades e estamos aqui. Enfim uma festa histórica, nunca vista na história, um país todo pintado de preto e branco principalmente pelos botafoguenses que com sua irreverência, simpatia e alegria contagia do rico ao pobre, do idoso às crianças e impressiona a quantidade de crianças argentinas torcendo para o Botafogo. Amamos o Fogão de uma forma indestrutível”, sustenta o grupo, em coro. “Agora é se concentrar para o jogo e trazer o caneco para o Estado do Rio de Janeiro, fazendo justiça com todo o passado glorioso do Botafogo, que muitas vezes abriu mão de campeonatos para servir o seu país”, disse Felipe Monnerat.
Outros friburguenses também rumaram a Buenos Aires para torcer pela vitória do Fogão neste sábado: o empresário e presidente do Sindicato do Comércio Varejista e Câmara de Dirigentes Lojistas, Braulio Rezende, com filho e esposa a tiracolo e devidamente uniformizados.
(Foto: Leticia Nogueira - arquivo pessoal)
Letícia Kato Nogueira, que por sinal é neta do saudoso Armando Nogueira, jornalista e cronista esportivo, falecido em 2010, conhecido por ser um botafoguense raiz e que transmitiu à sua única neta o amor pelo Botafogo. Letícia apesar de problemas no seu voo com destino a Buenos Aires, foi munida de camisas e amuletos para dar sorte ao time do coração.
(Foto: Marcus Schuabb - arquivo pessoal)
Outro, com raízes friburguenses, Marcus Schuabb, está na capital Argentina à trabalho com uma equipe de filmagem e, apesar de flamenguista, incentivou a esposa Camila, a acompanhá-lo na final da Libertadores na capital Argentina. Torcedora de carteirinha do Bota, Camila, partiu para Buenos Aires, literalmente de mala e cuia.
Deixe o seu comentário