Na última quinta-feira, 21, moradores do distrito de São Pedro da Serra se reuniram com a Coordenação de Urgência e Emergência da Secretaria Municipal de Saúde de Nova Friburgo, para reivindicar a manutenção de uma ambulância de plantão 24 horas na unidade básica de saúde do distrito. O motivo do encontro foi a suspensão recente dos plantões de ambulâncias naquela região desde a regulamentação, em Nova Friburgo, do Serviço Móvel de Urgência (Samu) que dispõe de ambulâncias UTI móvel.
No encontro, ficou acordado que a Secretaria Municipal de Saúde passará a disponibilizar uma ambulância 24 horas que irá atender tanto a São Pedro da Serra, como ao distrito vizinho, Lumiar, com plantões alternados durante o dia nos dois distritos e pernoite sempre na unidade de saúde em São Pedro da Serra. Segundo a Coordenação de Urgência, a média de atendimento em Lumiar e São Pedro nos últimos 12 meses foi inferior a 20 remoções mensais.
Instabilidade na central do Samu
Para casos de urgência, a população é orientada a acionar o Samu através da central 192. Nova Friburgo integra o núcleo regional do Samu em Petrópolis, que coordena as saídas das ambulâncias baseadas no pátio do Hospital Municipal Raul Sertã. Usuários, no entanto, denunciam que nem sempre conseguem atendimento. Segundo um leitor do jornal que entrou em contato com a nossa redação através do WhatsApp 22 - 992 139 995, na manhã desta sexta-feira, 22, a central 192, em Petrópolis, não estava atendendo aos chamados. Uma mensagem avisava a instabilidade no sistema e orientava os usuários a entrarem em contato com os telefones 24 - 974 008 573 ou 24 - 2222 7398 (ligações interurbanas) para solicitar o serviço.
Deixe o seu comentário