Preocupado com as fortes chuvas que afetam principalmente as cidades da Região Serrana todos os anos, o deputado estadual Sergio Fernandes (PSD), encaminhou ofício ao superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) no Estado do Rio de Janeiro, Wenderson Monteiro, solicitando informações sobre todas as obras e intervenções atualmente em execução ou planejadas para os trechos das rodovias federais que cortam o interior fluminense.
No documento, o parlamentar solicita que sejam incluídos cronogramas e objetivos de cada um dos projetos, além de relatórios que descrevam as medidas preventivas adotadas ou previstas para tentar reduzir riscos de deslizamentos e alagamentos nessas áreas.
No ofício, Sergio Fernandes observa que Petrópolis, por exemplo, tem sido historicamente afetado por chuvas intensas que resultaram em deslizamentos de terra e alagamentos, causando perdas humanas e materiais significativas, como em fevereiro de 2022, quando a cidade registrou um volume de chuva de 259,8 milímetros em apenas três horas. A ocasião resultou em mais de 230 ocorrências de deslizamentos e centenas de vítimas fatais.
"Atualmente, observa-se que as obras em andamento nas encostas ao longo da Estrada União e Indústria aumentam o risco iminente de desmoronamentos, colocando em perigo a população local e os usuários da via. Além disso, a obstrução de bueiros devido ao acúmulo de detritos tem agravado os alagamentos, comprometendo ainda mais a infraestrutura viária e a mobilidade urbana", pontuou o deputado lembrando a vulnerabilidade dos demais municípios serranos.
O documento encaminhado ao DNIT também sugeria a adoção de algumas medidas, como inspeções técnicas nas áreas de encosta em obras para identificar pontos críticos e implementar medidas preventivas; limpeza e desobstrução regular dos sistemas de drenagem das estradas e o monitoramento contínuo das áreas mencionadas, especialmente durante períodos de chuvas intensas, para pronta resposta a eventuais emergências.
"Tais ações são fundamentais para preservar a segurança dos cidadãos e a integridade da infraestrutura local, além de estarem alinhadas com as responsabilidades atribuídas a este departamento", concluiu Sergio Fernandes.
Deixe o seu comentário