A Secretaria Municipal de Ordem e Mobilidade Urbana (Smomu), com apoio de agentes de trânsito da Prefeitura de Nova Friburgo e do 11º BPM (através do Programa Estadual de Integração da Segurança - Proeis), promoveu na manhã desta segunda-feira, 18, mais uma blitz para coibir irregularidades no trânsito de Nova Friburgo, sobretudo as motocicletas que circulam com o escapamento adulterado, que emitem ruído acima do que é permitido em lei, gerando uma série de perturbações a população que muito reclama e denuncia a poluição sonora.
Desta vez, a operação aconteceu na pista de sentido Centro da Avenida Conselheiro Julius Arp, em frente ao Espaço Arp, nas imediações do Paissandu. Foram fiscalizados também diversos veículos. Os agentes inspecionaram a documentação, tanto dos veículos como dos condutores e os itens de segurança. Alguns foram rebocados para o pátio da Smomu, que até o fechamento desta edição ainda não havia divulgado um balanço da ação desta segunda-feira.
(Foto: Henrique Pinheiro)
Por causa da ação, houve retenções no tráfego ao longo de toda a extensão da Avenida Conselheiro Julius Arp com reflexo nos acessos ao bairro Bela Vista e na via-expressa. A operação foi iniciada ainda no início da manhã e se estendeu até o início da tarde.
A operação foi realizada graças a um convênio firmado entre a Prefeitura de Nova Friburgo, através da Smomu e a Secretaria de Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, que permite ao município acionar o 11ºBPM para atender as demandas da prefeitura, como apoio em operações de fiscalização de trânsito.
A Smomu ressalta que as blitzes de trânsito seguirão acontecendo em dias e locais aleatórios, de modo a coibir diversas irregularidades no trânsito. É importante destacar que o Poder Público precisa da conscientização e colaboração da população para que a cidade tenha uma redução efetiva no número de acidentes e no ordenamento de trânsito, uma vez que a maioria das ocorrências registradas são decorrentes de imprudência, imperícia e desatenção.
Ação do Detran em memória das vítimas do trânsito convida motoristas à reflexão
No último domingo, 17, quando celebrou-se o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito, o Detran-RJ prestou uma homenagem às vítimas de acidentes e suas famílias, e lembrou que as regras de trânsito precisam ser respeitadas pelos motoristas e motociclistas para que seja possível diminuir a violência nas ruas, avenidas e estradas.
(Foto: Henrique Pinheiro)
“Este é um momento de reflexão, de prestar homenagens e, sobretudo, de reforçar o compromisso com a segurança no trânsito”, disse o coordenador de Educação do Detran, Marcus Moreira. “Todos os dias, vidas são interrompidas de maneira abrupta e famílias são devastadas por perdas que poderiam ser evitadas. Não falamos apenas de números, mas de histórias, sonhos e pessoas que deixaram um vazio irreparável”, completou ele durante a ação realizada na capital fluminense.
Na oportunidade, o Detran alertou para o aumento do número de acidentes este ano no Estado do Rio de Janeiro em relação a 2023, o que reforça a necessidade de conscientização dos motoristas para a necessidade de paz no trânsito. De acordo com dados da Coordenadoria de Estatística do Detran, foram registradas 22.225 vítimas de acidentes até setembro no estado, sendo que 1.666 morreram e 20.559 ficaram feridas. Das 22.225 vítimas, 10.050 se acidentaram no município do Rio de Janeiro e 12.175 no Grande Rio e interior.
Em 2023, foram registradas 18.584 vítimas até setembro e 25.819 durante todo o ano, com 2.010 mortos e 23.809 feridos. Grande parte desses acidentes poderia ter sido evitada se os motoristas tivessem mais prudência ao volante e não descumprissem o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
“Que o sofrimento das vítimas e de suas famílias não seja em vão, mas sim uma motivação para construirmos um trânsito mais seguro e humano. Convido a todos para que, juntos, possamos fazer a diferença. Que cada escolha ao volante seja uma escolha pela vida”, destacou o coordenador de Educação do Detran.
Na semana passada, a Coordenadoria de Educação para o Trânsito do Detran.RJ promoveu, na capital, uma ação em que convidou motoristas a percorrerem um circuito de cones usando óculos especiais que simulam os efeitos da ingestão de álcool e drogas ao dirigir, e até mesmo a direção sob influência do sono. A ação educativa serviu para conscientizar os cidadãos de que álcool e drogas não combinam com direção.
Deixe o seu comentário