A arte urbana, muitas vezes associada ao grafiti, murais coloridos e intervenções criativas em espaços públicos, desempenha um papel fundamental na transformação de ambientes urbanos ao redor do mundo. Mais do que meramente decorativa, a arte urbana é uma forma de expressão que pode revitalizar, inspirar e unir comunidades, trazendo vida e significado para locais antes desprovidos de identidade.
Espaços por vezes esquecidos, que tendem a passar despercebidos pelos olhos da população, têm ganhado um novo significado em Nova Friburgo a partir de intervenções propostas pelo projeto “Tintas nos Muros”. Idealizada por José Motta, a iniciativa surgiu depois que ele viajou a Portugal e durante visita à cidade universitária Covilhã conheceu um festival anual de arte urbana. O evento atrai artistas e turistas de todas as partes da Europa para participar e contemplar as centenas de murais expostos por toda a cidade.
(Foto: Henrique Pinheiro)
Esse festival serviu de inspiração para Motta criar em Nova Friburgo, o projeto Tintas no Muro que foi lançado em dezembro de 2023, com o objetivo de dar mais visibilidade aos talentos artísticos da cidade e ao mesmo tempo colorir e harmonizar a paisagem urbana. Para tornar realidade sua ideia, Motta fez um levantamento dos artistas plásticos do município e criou um site para tratar do assunto, visando “os talentos que produzem arte em Nova Friburgo”. A iniciativa reúne cerca de 20 artistas que mostram sua arte em diversos espaços da cidade.
Os artistas interessados em participar do projeto podem acessar o site www.tintasnomuro.com.br. “A primeira parte do projeto, ou seja, o muro do antigo estádio Raul Sertã e sede administrativa do Nova Friburgo Futebol Clube, na Rua Prefeito José Eugênio Muller, no Centro, já foi concluída, agora vamos procurar outros espaços para novos murais”, disse Motta ressaltando a importância de parcerias com a iniciativa privada para incrementar o projeto com novos murais e a criação de um roteiro turístico, pelos murais existentes, com material informativo sobre os trabalhos dos artistas.
(Foto: Henrique Pinheiro)
Um exemplo vivo desse impacto transformador da arte urbana é o trabalho do artista uruguaio Damian Ibarguren, nascido em Fray Bentos, no Uruguai, em 1970. Ele é pintor e muralista. Tem 25 anos de experiência em artes plásticas e na semana passada concluiu sua mais recente investida: a pintura de parte do muro do NFFC. Pintou diversos murais em sua cidade natal e nas cidades do interior uruguaio. Publicou o livro “Cuando Lleguemos Está Mamá”, que conta sobre sua infância vivida na Argentina e Suécia. Criou o projeto “Todos Somos Familiares”, em que reuniu mais de 100 artistas plásticos para pintar obras em memória aos desaparecidos da ditadura uruguaia. Seu ateliê faz parte do circuito artístico Ciudad Sur, na Ciudad Vieja, em Montevideo. Foi convidado pela embaixada uruguaia a pintar um mural no Líbano e, recentemente, em Brasília.
Sobre a arte urbana
Ao longo dos anos, a presença de arte urbana em espaços públicos tem sido associada a uma série de benefícios tangíveis e intangíveis. Em termos visuais, murais vibrantes e intervenções artísticas podem transformar paredes sem vida em galerias a céu aberto, proporcionando cor e vitalidade aos bairros e cidades. Além disso, a arte urbana pode servir como um mecanismo para transmitir mensagens sociais e políticas, aumentando a conscientização sobre questões importantes e promovendo a inclusão e a diversidade.
(Foto: José Motta)
A arte urbana não é apenas uma forma de decoração, mas sim uma poderosa ferramenta de transformação social, cultural e urbana. As artes estão liderando o caminho, criando obras que não apenas embelezam espaços públicos, mas também inspiram, desafiam e unem comunidades ao redor do mundo. À medida que continuamos a explorar o potencial da arte urbana, podemos vislumbrar um futuro onde nossas cidades são verdadeiramente obras de arte vivas, reflexo das histórias, identidades e aspirações de todos aqueles que nelas habitam.
Reportagem da estagiária Laís Lima sob supervisão de Henrique Amorim
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