O atleta Daniel Abreu é o convidado do projeto, “Altos Papos de Montanha”, promovido pelo Centro Excursionista Friburguense (CEF), nesta quinta-feira, 24. O bate-papo será no Espaço Arp (Avenida Conselheiro Julius Arp, 80, junto ao projeto SustentArp), às 20h. Na ocasião, Daniel vai contar um pouco de sua mais recente experiência, quando representou Nova Friburgo e o Brasil na “Copa do Mundo” do seu esporte: o trail running. Com 40 anos, atleta, que também é designer, pratica a modalidade há oito anos, e desde então alimentava o sonho de superar a mística volta ao redor do maciço do Mont-Blanc, que se estende pela França, Itália e Suíça.
“Antes de encarar esse desafio, completei diversas provas de 20 a 100 quilômetros no Brasil e exterior. Todo o meu treinamento foi feito em Nova Friburgo, explorando principalmente as regiões de Três Picos e do Caledônia.”, conta Daniel. No encontro desta quinta-feira, no Espaço Arp, Daniel vai compartilhar um pouco dos seus treinamentos, força de vontade e talento.
Ele se tornou o primeiro friburguense a participar e concluir o UTMB, a mais importante do trail running, um dos esportes que mais cresce no Brasil atualmente. Daniel Abreu foi 11º brasileiro, entre 36, a terminar a prova de 176 quilômetros, com o tempo de 37 horas e 14 minutos.
O UTMB é uma corrida de montanha (trail running), considerada a mais importante e famosa do mundo. Por ter um percurso que cruza França, Itália e Suíça, fazendo uma volta completa em torno do Maciço do Mont-Blanc, a prova se tornou objeto de desejo de todos os praticantes deste esporte pelo mundo, e é considerada a Copa do Mundo do Trail Running.
O evento aconteceu em agosto e setembro em Chamonix, na França, reuniu os melhores atletas do mundo deste esporte em uma semana intensa de atividades. Forma mais de 10 mil atletas divididos em oito competições, com distâncias que variam de 15 a 300 quilômetros. Tão longo quanto o percurso, o caminho envolve coleta de pontos e índices em outras provas ao longo do ano.
No ano passado o grupo UTMB trouxe uma de suas provas classificatórias para o Brasil, em Paraty. Quem participa deste evento coleta as chamadas “running stones” do UTMB. A edição de 2024 foi a 21ª edição do evento: a primeira aconteceu em 2003 e apenas 68 atletas concluíram o percurso.
A distância mais famosa e desejada do UTMB são os 176km, um percurso desafiador com 10 mil metros de ganho de altimetria e um trajeto repleto de trilhas e montanhas que cruzam a França, Itália e Suíça. Os atletas possuem um tempo limite de 46h30 para concluir a prova, e ainda precisam passar pelos chamados pontos de corte ao longo da prova, dentro de um tempo pré-estabelecido, ou são eliminados.
Na distância de 176 quilômetros do UTMB 2024, 2.761 atletas estavam alinhados para a largada e apenas 1.760 conseguiram finalizar a prova. Dos chamados DNF (sigla em inglês para DidNotFinish), 1.001 atletas desistiram ou foram desclassificados
Deixe o seu comentário