Campanha eleitoral está proibida a partir de hoje no rádio e TV

Medida obedece à regra prevista na Lei das Eleições
quinta-feira, 03 de outubro de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Pexels)
(Foto: Pexels)

Esta quinta-feira, 3, foi o último dia para a veiculação da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão referente ao 1º turno das Eleições Municipais de 2024. Também se encerrou nesta quinta-feira o prazo para a realização de comícios e para o uso de aparelhagem de som fixa entre 8h e 24h, com exceção do comício de encerramento da campanha, que pode ser prorrogado por até duas horas. Na sexta-feira, 4, e no sábado, 5, os candidatos ainda poderão fazer carreatas, caminhadas e distribuir materiais de campanha nas ruas. Todas essas regras estão previstas na Lei das Eleições, no Código Eleitoral e na resolução 23.610/2019, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que regula a propaganda eleitoral. 

Os debates no rádio e na televisão também não podem mais ser realizados a partir desta sexta-feira, 4. No entanto, de acordo com o artigo 46 da resolução 23.610/19, do TSE, eles podem ser estendidos somente até as 7h desta sexta-feira. 

Serviço ao eleitorado  

Desde esta quinta-feira, 3, o TSE poderá adotar algumas medidas em relação ao andamento do pleito. Até este sábado, 5, o tribunal poderá requisitar às emissoras de rádio e televisão até dez minutos diários de sua programação para divulgar comunicados, boletins e instruções ao eleitorado. Esse tempo pode ser utilizado uma única vez ou em dias alternados, sendo possível ceder parte dele para o uso de tribunal regional eleitoral.  

Além disso, até a próxima segunda-feira, 7, os juízes eleitorais ou o presidente da mesa receptora de votos poderá expedir salvo-conduto em favor de eleitores que sofram violência moral ou física em sua liberdade de votar ou pelo fato de já terem votado. (Fonte: TSE)

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Inauguração SENAC
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: