ELEIÇÕES 2024: Conheça as propostas dos candidatos a prefeito

A partir desta edição A VOZ DA SERRA publica uma nova seção com as propostas dos cinco candidatos a prefeito de Nova Friburgo para temas importantes no dia a dia da população.
quarta-feira, 25 de setembro de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Arquivo AVS)
(Foto: Arquivo AVS)

A partir desta edição A VOZ DA SERRA publica uma nova seção com as propostas dos cinco candidatos a prefeito de Nova Friburgo para temas importantes no dia a dia da população. 

O assunto de hoje é Transporte. Os próximos são: Meio Ambiente, amanhã, 26; Habitação, sexta-feira, 27; Emprego, sábado, 28; Cultura e Arte, terça-feira, 1º/10; Educação, quarta-feira, 2; Saúde, quinta-feira, 3, e Plano de Governo, sexta-feira, 4, encerrando a série de entrevistas. A ordem de publicação das entrevistas com os candidatos está de acordo com a representatividade do partido de cada um no Congresso Nacional.

As eleições municipais de 2024 estão marcadas para os dias 6 (1º turno) e 27 de outubro (eventual 2º turno nos municípios com mais de 200 mil eleitores, o que não é o caso de Nova Friburgo).

 

 

 

 

 

 

Quem são os candidatos

jOHNNY mAYCON

Johnny Maycon tem 39 anos, é engenheiro mecânico formado pela Uerj. Foi eleito vereador em 2016 e cumpriu o 1º mandato no Legislativo, durante o qual presidiu a CPI que investigou os contratos emergenciais para fornecimento de alimentação hospitalar. Eleito prefeito de Nova Friburgo em 2020.

Wanderson Nogueira tem 43 anos, é professor formado pelo Instituto de Educação de Nova Friburgo (Ienf), graduado em jornalismo pela Universidade Candido Mendes. Ingressou na vida pública em 2012, quando se elegeu vereador em Nova Friburgo. Dois anos mais tarde foi eleito deputado estadual, cumprindo mandato até 2018. Há mais de 20 anos atua como radialista, colunista e apresentador de televisão.

José Alexandre tem 50 anos, é empresário, casado, pai, viveu parte da infância e adolescência em Conselheiro Paulino. Formado em Administração de Empresas pela Universidade Candido Mendes (Ucam-NF), fez MBA em turismo e entretenimento. É um dos fundadores da Associação Empresarial de Nova Friburgo (Assenf), foi presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf), onde coordenou projetos e idealizou a Fepro, e fundador do Nova Friburgo Convention & Visitor Bureau. Produtor cultural, promoveu marcas como a Festa da Flor / FriFlor, FriJazz & Blues, Festival de Inverno, Festival do Chocolate, Fepro, Festival da Cerveja Artesanal / Art & Bier, Festa das Nações e Natal de Todos os Povos. Foi secretário de Governo de Teresópolis e de Turismo, além de secretário de Promoção e Projetos Especiais de Maricá.

Sérgio Louback tem 61 anos, é advogado. Foi eleito vereador em 2017 e, como suplente, ocupou cargo de deputado estadual entre março de 2019 e maio de 2020. Em legislatura passada assumiu cadeira na Câmara Municipal, na condição de suplente, e também foi secretário de Infraestrutura e Logística durante o governo de Rogério Cabral.

Patrick Jerusalmi tem 35 anos, é casado, pai, cristão, formado em Direito e policial rodoviário federal. Estagiário do Ministério Público na área de combate à corrupção.

 

Pergunta: Nova Friburgo é uma das cidades do Estado com maior número de veículos registrados, por habitante. Quais as suas propostas para melhorar o tráfego, a mobilidade urbana no município?

Johnny Maycon (PL 22)

“O município carecia muito de contratar um instituto especializado para desenvolver o tão necessário Plano de Mobilidade e Acessibilidade Urbana, e assim o fizemos. Recentemente ele foi aprovado na Câmara Municipal e a partir de então, aplicaremos as suas diretrizes com ações de curto, médio e longo prazo para que tenhamos uma melhor fluidez do trânsito e acessibilidade assegurada a todos, principalmente às pessoas com deficiência. 

Uma das grandes necessidades dos friburguenses é a construção da tão sonhada Avenida Brasil, em Conselheiro Paulino. No nosso novo ciclo de gestão, nós vamos construir uma ponte na parte que liga o final do Córrego Dantas com o Rio Bengalas. 

Em seguida, aplicaremos o asfalto na via, implantaremos a sinalização horizontal e vertical e faremos as demais intervenções. Desta maneira, já vamos garantir parte da Avenida Brasil, melhorando o fluxo de veículos na região e elevando a qualidade de vida dos friburguenses.”

Wanderson Nogueira (PDT 12)

 “Vamos criar a CETFri, Companhia de Engenharia de Trânsito Friburguense, que atuará na implementação de ações de melhorias da mobilidade, através da tecnologia, com monitoramento, organização e orientação do trânsito, principalmente, nos horários de maiores fluxos. 

Vamos também estruturar as vias alternativas já existentes e criar novas, que possibilitem o desafogo do trânsito do Centro nos horários de pico. A organização do trânsito é fundamental para a qualidade de vida, por isso, o transporte público também será nossa prioridade. Vamos reintegrar as linhas cortadas pelo atual governo e ampliar os horários em diversas localidades. 

Além disso, vamos implementar o acompanhamento do ônibus via GPS, através de aplicativo e de monitores nos pontos de ônibus, onde o cidadão vai conseguir monitorar o percurso do veículo e em quanto tempo chegará ao ponto de parada. Isso é simples de fazer e vai facilitar muito a vida da população que não precisará ficar horas aguardando sem saber a hora que pegará seu ônibus.” 

José Alexandre (PT 13)

A falta de mobilidade urbana é um problema crônico em Nova Friburgo, não resolvida por vários governos que se sucederam, e no atual, nenhum estudo foi discutido e apresentado pela prefeitura. A nossa proposta, que foi muito bem aceita pela população é de investir no transporte público de qualidade e com tarifa zero, ônibus de graça.

Podendo confiar em um transporte eficiente e com qualidade, as pessoas certamente deixarão seus veículos em casa, o que vai aliviar o nosso trânsito. Nossos estudos apontam que nas mais de 130 cidades em que o sistema tarifa zero/ônibus de graça foi implementado, o impacto não foi superior a 5% do orçamento. É possível garantir o direito de ir e vir das pessoas, com ônibus de qualidade, e com pontualidade.

Para que isso aconteça de verdade, vamos fiscalizar as concessionárias através da criação de uma agência municipal dos serviços concedidos. Será preciso colocar uma lupa nos contratos e exigir o cumprimento de um atendimento de qualidade, com um estudo tarifário que não prejudique os trabalhadores e usuários. 

Para melhorar o crônico problema do centro da cidade, já prometeram mergulhão, viaduto, cortar a praça do Paissandu e até agora nada fizeram. Temos um projeto pronto e com o apoio do Governo Federal vamos criar três faixas de rolamento nas Avenidas Comte Bittencourt e Galdino do Vale Filho. O projeto prevê a ampliação das ciclovias, novos equipamentos, áreas de convivência para a população, turistas e pets. 

A partir de janeiro do próximo ano, tudo será feito com estudos de engenharia viária, com planejamento e investimento em orientadores de trânsito, sinalização vertical e horizontal, sincronização dos semáforos e projetos que darão fluidez no trânsito da nossa cidade.”

Sérgio Louback (Republicanos 10) 

Implementaremos um sistema de semáforos inteligente, que utilizará Inteligência Artificial para otimizar o fluxo de veículos em tempo real, reduzindo congestionamentos. A sinalização das ruas será aprimorada por meio do georreferenciamento, facilitando a navegação. Ofereceremos transporte público gratuito aos domingos e feriados, facilitando o deslocamento e promovendo o uso do transporte coletivo. Faremos uma revisão completa dos contratos com a Faol para garantir pontualidade e eficiência no transporte público.” 

Patrick Jerusalmi (Novo 30)

Rotas alternativas ao Paissandu: duas pontes — uma antes do viaduto no sentido Mury / Centro desviando o fluxo de veículos para a rua da Campesina — e outra ponte na rua do edifício Itália para que caminhões e ônibus possam fazer a curva e ir para o Centro sem passar pelo Paissandu. 

Realizar a rota Mury / Cônego para retirar novamente veículos da rotatória do Paissandu. Implementação da regra “parou no sinal vermelho, permitido virar à direita” (em cruzamentos), o que desafoga o trânsito em 25%. 

Criação da faixa exclusiva para motocicletas, o que diminui a quase zero os acidentes envolvendo motos. Reunião com empresários e trabalhadores para flexibilização do horário do comércio o máximo possível para acabar com a “hora do rush” em que a maioria da população faz o deslocamento de casa para o trabalho e trabalho para casa ao mesmo tempo em que crianças estão saindo de escolas, ficando toda a cidade tumultuada nestes horários.” 

 

 

 

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