Turismo fluminense cresceu duas vezes mais que os demais estados

Constatação é de levantamento da Fecomércio. Volume de serviços do setor variou 8,2% em relação a maio e 11,5% na comparação interanual
quinta-feira, 15 de agosto de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Uma análise feita pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio) com base na Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de junho de 2024, mostra que as atividades turísticas nos municípios fluminenses, com potencial para o setor, como Nova Friburgo, demais cidades serranas, Região dos Lagos, Costa Verde e Vale do Café, além da capital, Rio de Janeiro, cresceram mais do que nos demais estados do Brasil.

O índice do volume de serviços de turismo no Estado do Rio variou 8,2% em relação a maio e 11,5% na comparação interanual, acumulando uma alta de 9,3% nos últimos 12 meses e de 5% se comparado a maio. No Brasil, o índice variou 3,4% frente ao mês de maio e 3,9% na comparação interanual, registrando alta de 3,4% nos últimos 12 meses e 1,3% ao ano.

Ainda de acordo com a pesquisa do IFec RJ, o crescimento do volume de serviços de turismo no Estado do Rio de Janeiro ficou duas vezes acima do índice mensal do país e quase três vezes no interanual. 

Nova Friburgo muito contribuiu para esse bom resultado. Com suas inúmeras belezas naturais, diversificada gastronomia, boa rede hoteleira e os recentes recordes de temperaturas baixas nesta alta temporada de inverno na serra, o município atrai visitantes não só do estado, mas também de todo o Brasil e até do exterior. Tanto é que nos últimos fins de semana, o Conventions & Visitors Bureau do município registrou índices de ocupação de leitos nos hotéis e pousadas acima de 95%.    

Sobre a Fecomércio RJ

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro reúne 59 sindicatos patronais, líderes empresariais, especialistas e consultores com o objetivo de fomentar o desenvolvimento dos negócios no setor do comércio de bens, serviços e turismo no estado do Rio de Janeiro. Desenvolve soluções, pesquisas e disponibiliza conteúdo sobre questões que impactam a vida do empreendedor e colaboram nas decisões dos gestores públicos. 

A entidade representa mais de 286 mil estabelecimentos, que respondem por 2/3 da atividade econômica dos municípios fluminenses e 70% dos estabelecimentos, gerando mais de 1,8 milhão de empregos formais, que equivalem a 61% dos postos de trabalho no estado. Através do Serviço Social do Comércio (Sesc RJ) atua em assistência social, cultura, educação, lazer e saúde aos comerciários e população carente, enquanto o Serviço Nacional de Aprendizagem Comércio (Senac RJ) promove educação profissional voltada para o setor.

A Fecomércio RJ e o Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ) são signatários do Pacto Global da ONU. Ao terem suas adesões oficializadas pelo organismo internacional, as duas entidades se comprometem com os dez princípios universais derivados da Declaração Universal dos Direitos Humanos, da Declaração da Organização Internacional do Trabalho sobre Princípios e Direitos Fundamentais do Trabalho, da Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, e da Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção, se alinhando aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), que integram a Agenda 2030.

Interior presente no Rio Innovation Week 

A Secretaria estadual de Turismo (Setur-RJ) e a TurisRio marcam presença na quarta edição do Rio Innovation Week (RIW), maior evento de tecnologia e inovação da América Latina, que acontece até esta sexta-feira, 16, no Píer Mauá, na capital. O evento reúne especialistas da área de tecnologia e inovação e integrantes da cadeia produtiva do turismo fluminense. O RIW este ano conta com mais de 2,5 mil palestrantes, 2,2 mil startups e incubadoras e 350 expositores.

Secretarias e órgãos estaduais também participam da programação com ações como palestras, além de apresentação de projetos que mostram todo o potencial turístico do interior do estado.  A primeira-dama do Estado, Analine Castro, visitou o estande da Setur-RJ e da TurisRio, localizado no Galpão Kobra, no 1º piso, em um espaço próximo à plenária principal de palestras. Lá, Analine conferiu as ativações, onde estão sendo apresentadas as belezas e atrativos das 12 regiões turísticas, que compõem o Estado, entre elas, a Região Serrana, com destaque para Nova Friburgo. 

“O evento consolida o Estado do Rio de Janeiro como polo de referência em inovação e empreendedorismo tecnológico. Além de reunir palestrantes de diversos lugares do mundo e expositores com soluções inovadoras, o Rio Innovation Week incrementa negócios, movimenta a economia e gera milhares de empregos diretos e indiretos para a população. Essa iniciativa é um verdadeiro celeiro de oportunidades”, ressaltou a primeira-dama do estado, Analine Castro.

Apoiadores institucionais do evento, a Setur-RJ e a TurisRio apresentam em seu estande uma área instagramável, onde os visitantes podem tirar uma linda foto em paisagens deslumbrantes do Rio. Totens com perguntas interativas sobre curiosidades e informações sobre os 92 municípios do estado estão disponíveis, gratuitamente, para o público. Ao final do game, o visitante, que acerta todo o quiz, leva de presente um brinde, relacionado às segmentações turísticas.

“Eventos como esse, reforçam a nossa vocação para o turismo. O Rio de Janeiro não é só o Carnaval. Temos sim o maior espetáculo da Terra, mas também a capacidade para receber grandes eventos voltados ao lazer, ao entretenimento, à inovação, entre tantos outros, que ajudam a desenvolver o nosso estado. Nós temos feito um trabalho enorme de recuperação de imagem, investindo muito no mercado internacional e por essa razão já batemos recorde de atração de turistas, sobretudo os internacionais, que neste primeiro semestre já chega a 64% a mais do que em 2023”, observa o secretário estadual de Turismo, Gustavo Tutuca.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 80 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: