Dia dos Pais: Procon pesquisa preços de mais de 180 opções de presentes

Na operação, foram descartados mais de 100 quilos de alimentos impróprios para consumo
sexta-feira, 09 de agosto de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Procon)
(Foto: Procon)

Com a celebração do Dia dos Pais neste domingo, 11, o movimento de clientes a procura de presentes no comércio físico e online do Estado do Rio de Janeiro aumentou nos últimos dias. Fiscais do Procon-RJ percorreram lojas de diversos municípios fluminenses para verificar abuso nos preços. Também foram inspecionados alguns restaurantes da região metropolitana e do interior, já que muitos filhos optam em presentear os pais nesta data com almoços especiais fora de casa. A investida resultou na autuação de, pelo menos, sete estabelecimentos devido a irregularidades.

As equipes encontraram alimentos impróprios para o consumo, com validade vencida ou sem etiqueta que informasse a data de manipulação e nova validade. Também foram flagrados problemas de higiene e de estrutura, como rachaduras nos pisos das cozinhas, nas áreas de estocagem e nas câmaras de congelamento, além tampas de esgoto com acúmulo de água e ralos de cozinha sem sifão, o que permite a entrada de vetores de doenças. Essas irregularidades põem em risco a saúde e segurança do consumidor.

Segundo o presidente do Procon-RJ, Cássio Coelho, a ação fiscalizatória visa garantir que os restaurantes estejam em conformidade com o que é previsto nas leis de consumo. “O Código de Defesa do Consumidor (CDC) prevê que os fornecedores devem zelar pela saúde dos consumidores. Sabemos que restaurantes são muito procurados para comemorações em datas especiais, e alimentos impróprios para consumo podem ser extremamente prejudiciais à saúde. Nosso intuito, com essas fiscalizações, é que o consumidor possa aproveitar um dia de festa de maneira segura e sem aborrecimentos”, explica Coelho.

Pesquisa de preços

Além da fiscalização, o Procon-RJ também realizou, na última semana, uma pesquisa de preços de alguns dos principais itens procurados para a data. Na lista estão itens de vestuário, calçados, perfumes, relógios, artigos para churrasco, bebidas e ferramentas. No total, foram pesquisados mais de 180 produtos.

A média mais barata de presentes foi encontrada na categoria de vestuários esportivos, com valores em torno de R$ 88,40, já a mais cara ficou por conta dos relógios, com uma média de R$ 278,70. A pesquisa completa pode ser acessada no site do Procon (www.procon.rj.gov.br) ou pelo link: https://bit.ly/Dia_dos_Pais_2024_ProconRJ ./

O Procon, no entanto, não garante a manutenção dos preços pesquisados, tendo em vista que a pesquisa foi realizada entre os dias 29 de julho e 01 de agosto. Segundo o presidente da autarquia, o intuito da pesquisa é auxiliar os consumidores na hora de comprar os presentes de dia dos pais.

“A procura por presentes aumenta muito em datas especiais. Assim, buscamos auxiliar o consumidor para que ele possa fazer a melhor compra, sem colocar em risco as suas finanças, escolhendo o presente que mais se encaixa no seu orçamento e economizando tempo na busca”, ressalta Coelho.

Ainda de acordo com o presidente do Procon-RJ, um mesmo produto (muitas vezes até de uma mesma marca) pode apresentar preços muito distintos em diferentes lojas. “O consumidor poderá utilizar a nossa pesquisa como base, mas também deve fazer a sua própria busca, assim ele conseguirá fazer as melhores compras”, explica Cássio Coelho.

Outra situação que o consumidor precisa observar é se ele está diante de ofertas extremamente vantajosas, com preços muito abaixo dos habitualmente praticados no mercado, que podem ser indicativos de fraudes. No site e redes sociais do Procon-RJ podem ser encontradas outras dicas e cartilhas para que o consumidor não caia em armadilhas.

A autarquia também alerta que para que se cobre o couvert artístico, isso precisa ser avisado, de forma clara, ao consumidor, bem como que deve ser observado os critérios de preferência nas filas. Quanto à taxa de serviço, sabemos que é um hábito que ajuda no incremento do salário dos funcionários, porém, não é obrigatório.

Caso seja identificada qualquer irregularidade nas relações de consumo, e o consumidor não consiga solucionar diretamente com o fornecedor, ele poderá entrar em contato com o Procon-RJ por meio de qualquer dos canais de atendimento da autarquia, que podem ser consultados em www.procon.rj.gov.br.

Foto da galeria
(Foto: Procon)
Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: