O projeto "Roda da Mulher Forrozeira” é uma das atrações desta quinta-feira, 24, do Festival Sesc de Inverno em Nova Friburgo, a partir das 20h, no Sesc local (Avenida Presidente Costa e Silva, 231), com classificação livre e entrada franca. A convidada especial é a artista pernambucana Ceiça Moreno, que tem sua contribuição para o forró reconhecida, como sanfoneira, cantora e compositora.
O grupo é formado pelas artistas Paloma Ronai, Negadeza, Maria Souto, Thays Sodré, Vanessa Dias, Carol Gomes, Paulinha Cavalcanti, Milena Sá, Maria Luisa Tonácio e Mirele Guedes que prometem garantir momentos repletos de música, dança e emoção.
“Roda da Mulher Forrozeira convida Ceiça Moreno" é uma celebração ao talento e a diversidade das mulheres na música, reconhecendo a importância do protagonismo das mulheres, promovendo o empoderamento feminino e a união entre as artistas e profissionais que atuam na cena do forró carioca.
Sobre o projeto
A “Roda da Mulher Forrozeira” é uma iniciativa que nasceu com o propósito de reunir e dar visibilidade às musicistas representantes de diversos grupos de forró do Brasil. Seu objetivo principal é promover um movimento histórico que celebra o protagonismo das mulheres na cena da Música Regional Brasileira, além de promover a campanha nacional pelo Dia Nacional da Mulher Forrozeira (11 de dezembro), em homenagem à Chiquinha Gonzaga, irmã mais nova de Luiz Gonzaga e a primeira sanfoneira de oito baixos nordestino.
Com apresentações em casas culturais do Rio de Janeiro e em festivais renomados como o Festival de Verão do Buraco do Tatú em Itaúnas (ES), a “Roda da Mulher Forrozeira” já reuniu artistas inspiradoras, garantindo a representação de diferentes estilos e gerações de mulheres no cenário do forró.
Um ambiente inclusivo e empoderador
O projeto itinerante “Roda da Mulher Forrozeira” não só busca promover e dar visibilidade para as musicistas do Forró em diversas regiões do país, mas também incentivar mulheres de todas as idades, origens e habilidades a participarem ativamente da cena de Forró. Além disso, o trabalho contribui para a salvaguarda e preservação das tradições culturais do Forró, destacando a importância do protagonismo feminino na história desse gênero musical.
Deixe o seu comentário