Flautista Andrea Ernest participa de residência na banda Euterpe Friburguense

Na terça-feira, ela fará concerto no Sesc, integrando programação do Festival de Inverno
sexta-feira, 12 de julho de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Ana Branco)
(Foto: Ana Branco)

A banda Euterpe Friburguense recebe, a partir deste fim de semana em Nova Friburgo, a renomada flautista e professora Andrea Ernest Dias e seu quarteto, para uma residência em prática de conjunto na própria sede da banda, no centro da cidade. A prática vai até esta segunda-feira, 15. Os ensaios gerais vão culminar em um concerto, nesta terça-feira, 16, às 19h, no próprio teatro do Sesc.

As atividades fazem parte da edição do Festival Sesc de Inverno e repetem os formatos que vêm sendo realizados em anos anteriores, proporcionando à agremiação musical friburguense e aos seus integrantes, oportunidades de aprendizado e qualificação. 

Andrea Ernest é considerada pelos críticos de música como “a mais completa flautista brasileira”, por atuar em diversas vertentes da música instrumental a partir dos anos 1980. Ela foi flautista da Orquestra Sinfônica Nacional–UFF (1991 a 2019), presidiu sua Comissão Artística (2013/2014) e atualmente integra os grupos Trio 3-63, Abstrai Ensemble, Orquestra Ouro Negro, Carlos Malta & Pife Muderno, Duo Andrea Ernest Dias & Elodie Bouny e lidera o Andrea Ernest Dias Quarteto.

Além de doutora em música pela Universidade Federal da Bahia e autora do livro “Moacir Santos, ou os caminhos de um músico brasileiro”, idealizou e foi diretora artística do Festival Moacir Santos, bem como se apresentou em importantes salas de concerto: Carnegie Hall, Rose Theater do Lincoln Center e auditório da ONU em Nova York; Forbidden Concert Hall (Pequim); Cité de la Musique, em Paris; Theatro Municipal e Sala Cecília Meireles, no Rio; Sala São Paulo e Auditório Ibirapuera (SP); Palácio das Artes, em Belo Horizonte-MG; Theatro da Paz, em Belém-PA e Teatro Amazonas, em Manaus-AM, entre outras. 

Participando regularmente da Bienal de Música Brasileira Contemporânea como solista e camerista convidada, em 2019 integrou sua comissão curadora. Participou de importantes títulos da discografia brasileira e sua flauta é ouvida em gravações para Baden Powell, Caetano Veloso, Chico Buarque, Edu Lobo, Guinga, Moacir Santos, Rosa Passos, Cássia Eller, Milton Nascimento e Zé Kéti, entre outros artistas da MPB. 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: