A Diretoria das Atividades de Desmontagem do Detran-RJ começou, nesta semana, a treinar os proprietários de empresas de comercialização de peças de automóveis (ferros-velhos) credenciadas pelo departamento a manusear o sistema de rastreamento e etiquetagem de materiais que serão expostos e vendidos em seus estabelecimentos. O treinamento consiste em explicar a esses comerciantes a operação do sistema e o reconhecimento de cada etiqueta identificadora das peças a serem comercializadas. A princípio, cinco dos 18 proprietários de ferros-velhos cadastrados no Estado do Rio de Janeiro foram convocados para a atividade.
A fase de treinamento faz parte do trabalho do Detran de incentivar os proprietários de ferros-velhos do Estado do Rio a se credenciar junto ao órgão. A intenção é fazer com que todos possam trabalhar de forma organizada e dentro da lei, comercializando peças de procedência comprovada por notas fiscais. Durante as ações de fiscalização, agentes da força-tarefa do Governo do Estado têm orientado os donos desses estabelecimentos a se regularizar através da aba Desmonte no site do Detran.
Para o diretor-geral das Atividades de Desmontagem do Detran-RJ, Luiz Alberto Moreira Coelho, toda ação de fiscalização da Operação Desmonte serve de alerta aos proprietários desses estabelecimentos para que se adequem às normas e passem trabalhar de forma legal.
“Essa etapa de treinamento é importante para que todos possam operar e trabalhar de forma correta junto ao sistema do Detran, adotando a etiquetagem padronizada. Depois de credenciados, todos os proprietários passarão por esse treinamento. As pessoas interessadas em comprar peças legais podem acessar o site do Detran e ter acesso aos estabelecimentos que estão trabalhando credenciados e com peças de origem correta”, disse Luiz Alberto.
O Detran orienta aos proprietários de ferros-velhos que as prateleiras onde serão expostas as peças usadas para venda fiquem no alto, todos os itens separados e identificados, datados e com notas fiscais. Na área de desmonte e lavagem das sucatas, todas adquiridas em leilões, com notas fiscais, há escoamento para os resíduos retirados dos carros, piso impermeável, recipientes separadores de óleo e outras substâncias.
Deixe o seu comentário