O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) realizou evento nesta sexta-feira, 13, para debater o enfrentamento à violência contra a pessoa idosa e apresentar o painel online desenvolvido pela própria instituição para o acompanhamento do cenário da violência contra idosos no estado. A ferramenta exibe, em uma interface de simples navegação, diversos dados relativos às denúncias recebidas pelo MP fluminense desde 2017.
O painel contabiliza 23.963 comunicações recebidas pela Ouvidoria do MP, que somam 44.091 vítimas em todo o estado. O levantamento mostra que os principais tipos de violência são negligência (15.259 vítimas), violência psicológica (11.115), abuso financeiro (8.110) e violência física (4.449). Outro dado que chama atenção é que as mulheres continuam sendo a maior parte das vítimas, respondendo por 70,2% dos casos contabilizados. Este ano, até a última segunda-feira, 10, foram recebidas 583 denúncias via Ouvidoria, que envolvem um total de 1.137 vítimas.
Inicialmente aberta para membros e servidores do MPRJ, a ferramenta contém o apanhado de comunicações recebidas pela Ouvidoria/MPRJ em todos os municípios. São dados como o quantitativo geral, os tipos de violência, onde ocorreram, o sexo das vítimas e dos autores da agressão, entre outros.
O Painel foi idealizado pelo Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça da Pessoa Idosa (CAO Idoso/MPRJ) e desenvolvido pela Gerência de Análises, Diagnósticos e Geoprocessamento (GADG/MPRJ). As estatísticas são atualizadas a partir de dados coletados de forma automatizada pelo painel, a partir de um formulário alimentado pelo CAO Idoso/MPRJ.
Além da apresentação, serão realizadas mesas de debate, uma apresentação cultural e palestras para discutir três temas: Violência contra a pessoa idosa e os seus desafios; Atuação do serviço social nos casos de violência contra a pessoa idosa; e Importância da psiquiatria e a sua interação com outros profissionais nos casos de violência contra a pessoa idosa.
As exposições serão feitas por promotores de Justiça, assistentes sociais, e técnicos periciais, entre outros profissionais ligados ao tema.
Qualquer pessoa idosa vítima de violência pode procurar o MPRJ através da Ouvidoria, pelo formulário no portal institucional http://www.mprj.mp.br/comunicacao/ouvidoria ou pelos telefones 127 (Capital) e (21) 2262-7015 (região metropolitana e interior)
Deixe o seu comentário