Turismo sustentável: evento debate incremento ao setor para benefício de todo o estado

Seminário internacional destacou a contribuição que o turismo responsável pode render à economia dos municípios fluminenses
segunda-feira, 10 de junho de 2024
por Jornal A Voz da Serra
O secretário estadual de Turismo, Gustavo Tutuca, destacou o potencial dos municípios do interior que atraem visitantes que chegam à capital (Foto: João Miguel Junior/Governo RJ)
O secretário estadual de Turismo, Gustavo Tutuca, destacou o potencial dos municípios do interior que atraem visitantes que chegam à capital (Foto: João Miguel Junior/Governo RJ)

Na Semana do Meio Ambiente, o Rio de Janeiro sediou a 2ª edição do Seminário Internacional de Turismo Sustentável, promovida pelo Instituto para o Desenvolvimento do Turismo Sustentável na América Latina e Caribe (Intus), em parceria com a Secretaria estadual de Turismo e a TurisRio, no último dia 5, na capital. O evento reuniu importantes figuras da indústria do turismo e autoridades. Entre os participantes, Gustavo Tutuca, secretário estadual de Turismo; Stephanie Horel, gestora de programas da Delegação da União Europeia no Brasil; e Candy Jenniffer Báez Pérez, vice-cônsul da República Dominicana no Rio de Janeiro; entre outros.

Ricardo Carvalho, presidente do Intus, destacou o impacto do turismo para o desenvolvimento econômico de todo o estado do Rio de Janeiro que atrai turistas de todo o mundo, não só pelos atrativos da capital, mas também pelas belezas de seu litoral e da serra, como Nova Friburgo. Tutuca, inclusive, observou que o interior vem se despontando cada vez mais como atrativo para turistas estrangeiros, principalmente as cidades localizadas e cerca de três horas de viagem da capital.  

“A Secretaria estadual de Turismo prima pelo desenvolvimento sustentável dos destinos fluminenses. Não só na promoção dos atrativos, mas tentando, acima de tudo, estimulando a conscientização dentro do nosso planejamento e da necessidade de se construir um destino turístico sustentável como o mundo espera nos dias de hoje”, observou, lembrando que políticas voltadas à sustentabilidade no setor integram o plano estratégico do Governo do Estado, TurismoRJ + 10 anos, que busca planejar ações importantes na promoção e consolidação dos destinos fluminenses na próxima década. Um exemplo dessa integração do turismo regional, se teve com a mostra de produtos dos municípios do interior que ajudam a atrair os visitantes.    

Representantes de mais de 79 cidades, sendo 58 do estado do Rio, seis dos demais estados brasileiros e 15 de outros países; além de entidades internacionais de fomento e apoio a projetos sustentáveis, também marcaram presença no seminário reforçando suas iniciativas voltadas para a sustentabilidade no setor de turismo.

Exemplos do exterior 

O painel “Aprendizados vindos do exterior: como alguns países estão fazendo sua transição para um turismo sustentável” contou com apresentações da vice-cônsul da República Dominicana no Rio, Candy Jenniffer Báez Pérez; e da embaixadora da Costa do Marfim, Jennifer Ceres; e da gestora de programas da Delegação da União Europeia no Brasil, Stephanie Horel. Eles reforçaram que o turismo é uma atividade transversal, e que é preciso que os demais setores das cidades fluminenses funcionem para que a atividade turística prospere.

Outro destaque do evento foi o painel “Turismo fora da capital: como a regionalização do turismo colabora para o desenvolvimento socioeconômico das pequenas e médias cidades”, que contou com discursos de Fátima Pacheco, presidente do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf); Cristina Braga, idealizadora do projeto Uaná Etê – Jardim Ecológico e Cultural, localizado no Vale do Café; e Tatiana D’Angello, gestora de marketing e inovação do Rio Convention Bureau, sob a mediação do presidente da TurisRio, Sergio Ricardo de Almeida.

A presidente do Cidennf apresentou o projeto turístico Rota Caminhos dos Açúcar que já incorpora dezenas de roteiros turísticos integrados. Além disso, Fátima Pacheco enfatizou a conexão do projeto com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Belezas naturais e gastronomia 

 Ao lado dos renomados chefs Gerônimo Athuel, do restaurante Ocya; e Rafa Costa e Silva, do Lasai; Daniela Maia, secretária municipal de turismo do Rio, mediou um painel sobre a integração entre turismo e gastronomia, e como essa união é capaz de fortalecer a economia de uma cidade. À frente da Riotur desde 2021 e da secretaria a partir do início de 2023, Daniela Maia sempre considerou a importância da gastronomia para a capital e como municípios com forte apelo gastronômico, como os serranos, podem se beneficiar.  

Outro destaque do seminário foi a apresentação do case IBTI Projeto, do Engenho Lodge, conduzida pela empreendedora Cláudia Baumgratz. O tema da apresentação foi “Turismo regenerativo: transformando destinos em impactos positivos para as comunidades e para o planeta". Trazendo um equilíbrio entre o homem e a natureza, o hotel proporciona experiência premium, convidando o turista a se integrar à natureza em um local de reinserção social e ecológica com o meio ambiente.  

O presidente do Intus, Ricardo Carvalho, observou também a necessidade de se implantar a consciência da sustentabilidade em todas as esferas. “Esse seminário reuniu gestores públicos, autoridades e a iniciativa privada para discutir um tema tão importante. Se temos 92 municípios no estado do Rio, mais da metade veio discutir como aliar o turismo à sustentabilidade. Só esses números já mostram a importância desse tema, e a urgência de ser discutido e praticado”, afirmou.

Ele destacou também os principais desafios do turismo sustentável, entre eles a capacitação de pessoas para conscientizar a população sobre o tema. “Isso começa na educação das escolas até a formação acadêmica.  O Intus é um grande articulador de stakeholders em relação ao turismo sustentável não só no Rio de Janeiro, mas também em toda América Latina e Caribe”, finalizou.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: