As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se encerram nesta sexta-feira, 7, e os mais de 160 mil estudantes cadastrados no Programa Pé-de-Meia devem fazer a inscrição para não perderem o benefício. Todos os interessados terão que acessar a Página do Participante, utilizando o cadastro na conta gov.br. A taxa de inscrição é de R$ 85 e pode ser paga por boleto, pix, cartão de crédito e débito em conta corrente ou poupança até a próxima quarta-feira, 12. As provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro.
O Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o exame se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).
Um levantamento recente apontou que a distância entre o desempenho de escolas públicas e privadas no Enem está caindo. Na nota da redação, por exemplo, a diferença entre as redes, que já foi de 68% em 2018, despencou para 35% em 2022, último ano com dados disponíveis. A melhora no exame nacional é resultado de uma série de ações especiais realizadas pelas escolas da rede estadual do Rio de Janeiro, como os projetos ‘Imersão no Enem’, ‘Foco no Enem’ e ‘Enem na Escola’.
“Com certeza, ações desenvolvidas por toda a equipe pedagógica na rede estadual têm feito a grande diferença na formação de nossos alunos. Estamos incentivando diversas atividades preparatórias nas escolas. A missão da Secretaria de Estado de Educação é encontrar mecanismos que busquem sempre oferecer uma educação pública de qualidade para toda a comunidade escolar”, comentou a secretária estadual de Educação, Roberta Barreto.
As provas do Enem serão divididas em dois dias: no primeiro, além da redação, mais 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e outras 45 de Ciências Humanas; no segundo, serão 45 questões de Ciências da Natureza e mais 45 de Matemática.
Universidades públicas e privadas de todo o Brasil utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Deixe o seu comentário