A bandeira tarifária das contas de energia elétrica vai continuar com a cor verde em março, portanto, sem gerar cobrança adicional dos consumidores brasileiros. A confirmação foi feita pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), nesta semana. A bandeira verde é válida para todos os consumidores do Sistema Interligado Nacional (SIN), que é um conjunto de linhas de transmissão que leva energia elétrica das usinas aos consumidores.
Este será o 23º mês consecutivo sem cobrança de tarifas adicionais nas contas de luz dos brasileiros. Desde abril de 2022, a Aneel mantém a bandeira verde, adotada sempre que se tem condições favoráveis de produção de energia hidrelétrica no Brasil.
O sistema de bandeiras tarifárias nas contas de energia foi criado em 2015 e tem objetivo de garantir transparência ao custo real da energia. No país, há três tipos de bandeiras tarifárias nas contas de luz: verde, amarela ou vermelha com dois patamares.
Quando a bandeira é verde, as condições hidrológicas para geração de energia são favoráveis e não há cobrança extra nas contas dos consumidores. Quando as condições forem desfavoráveis, a bandeira adotada pode ser a amarela ou a vermelha (patamar 1 ou 2), que acrescem, respectivamente entre R$ 6 e até R$ 14, em média, valores proporcionais ao consumo observado no imóvel.
A cada mês, as condições de operação do sistema de geração de energia elétrica são reavaliadas pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico. A partir dessa avaliação, é definida a previsão de geração térmica, além do preço de liquidação da energia no mercado de curto prazo. (Fonte Aneel)
Deixe o seu comentário