Um grupo de mulheres empreendedoras de Nova Friburgo e representantes do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura do município (CMEC) participaram, na semana passada, da primeira reunião de trabalho do conselho neste ano. O encontro foi no auditório da Associação Comercial e Industrial de Nova Friburgo (Acianf).
Logo no início do evento, as participantes envolveram-se em uma dinâmica, na qual elas tiveram que destacar características positivas das demais empreendedoras, a partir da primeira impressão que tiveram entre si. O objetivo foi observar o pré julgamento que fazemos dos outros e que os outros fazem de nós”, explicou a coordenadora de comunicação da Acianf, Anne Marjie.
Na oportunidade, a consultora do CMEC-RJ, Josanne Marchon, responsável por trazer uma representação do conselho para Nova Friburgo. destacou a parceria dos CMECs com o Sebrae Nacional na tentativa de identificar as demandas de cada região e respondê-las com capacitações, treinamentos, palestras e parcerias com o Sebrae. Durante o pronunciamento de Josanne, a analista do Sebrae-RJ, Lhais Hadassa, reforçou a preocupação da instituição em capacitar e fortalecer o empresariado feminino através da iniciativa Sebrae Delas.
A presidente do CMEC Nova Friburgo, Fabiana Kaiuca, apresentou parte da estrutura e da importância do grupo, evidenciando que as microempresárias precisam observar como o Conselho pode servir a elas. Fabiana também apresentou as atuais coordenações do CMEC Nova Friburgo: Relacionamento e Parcerias, Capacitações e Projetos, além de apresentar a vice-presidente, Priscilla Franco.
Fabianna também destacou que serão criadas mais coordenações, como a de Agronegócios e Coordenação Jurídica, e que o mapeamento está sendo realizado para que as futuras coordenadoras sejam escolhidas de forma assertiva.
A coordenadora de capacitações e diretora do MasterMind Região Serrana, Milena Fernandes, contou sua inspiradora história de superação, onde saiu de uma relação abusiva, perdeu casa, carro e bens, para se reinventar como empreendedora e se tornar especialista em Liderança, coordenando uma das franquias de treinamentos mais bem sucedidas da região. Milena reiterou que “o CMEC funciona como um guarda-chuva que vai cuidar de todos os outros movimentos femininos. Quanto mais mulheres alcançadas, mais mulheres podemos tirar de situações que sabemos que existem. Muitas precisam de ajuda no básico, são coisas pequenas que vão levar elas para outros caminhos, então cabe à gente acolher e ajudar”, disse.
Deixe o seu comentário