Usina Cultural Energisa retorna nesta sexta, 23, com programação variada

UnoDiverso abre a programação 2024 no dia 23 de fevereiro. Usina Viva estreia temporada teatral e programação 2024 com cursos e oficinas em fevereiro e março
terça-feira, 20 de fevereiro de 2024
por Jornal A Voz da Serra
Usina Cultural Energisa retorna nesta sexta, 23, com programação variada

A Usina Cultural Energisa Nova Friburgo retorna as atividades nesta sexta-feira, 23/02, com exposição e uma temporada teatral com cursos e oficinas. Na ocasião, a Energisa vai entregar aos artistas e a população friburguense a reforma do teatro da Usina.

O projeto Resistência Artística é quem abre as atividades do ano com a exposição UnoDiverso. A nova mostra apresenta a produção de oito novos artistas. Ana Carolina Turque, Ana Paula Marques Mikoczak, Bruna Dias, Charles Zippi, Flora Lis, Guilherme Caetano, Jhasmyna e Rui Possodelli são os novos talentos da região que vão celebrar a diversidade e a coletividade em um projeto que trabalha a arte-educação, o coletivo e o singular em sua produção. Além do grupo, a artista Elis Pinto foi convidada para compor a mostra. Os artistas foram escolhidos, por meio de um edital com inscrição de 18 artistas. Os selecionados participaram de oficinas com os curadores.

A pintura, fotografia e a colagem são as principais técnicas utilizadas pelo grupo, com algumas propostas em multilinguagens, e serão apresentadas no primeiro piso da Usina Cultural Energisa Nova Friburgo, que terá um novo layout cenográfico, proporcionando uma nova experiência do espaço. A UnoDiverso conta com um time de curadores selecionados - Mario Massena, Mario Moreira e Tiago Vianna – celebrando a diversidade e a coletividade, por meio de uma exposição criativa, que vai emocionar e envolver o público com alguns talentos da região.

"O projeto Resistência Artística tem a capacidade de inovar e diversificar a produção de artes visuais na região serrana e tem total sinergia com a proposta curatorial do Instituto Energisa para a região. Foi um projeto que conseguimos mobilizar, criar vínculo e parceria.  Assim, a Energisa contribui diretamente para o desenvolvimento sustentável de nova Friburgo. Com a abertura da exposição UnoDiverso, incentivamos novos talentos, a produção cultural impulsionando economia criativa”, comenta Eduardo Mantovani, diretor-presidente da Energisa Mias Rio.

Já no dia 24/02, às 19h, o Usina Viva abre a temporada teatral com mais uma qualificada leva de espetáculos e cursos na área cultural e artística na Usina Cultural Energisa. “O Usina Viva volta com tudo em 2024 com nossa programação de formação que é base do nosso trabalho. O curso de teatro com Tomás Braune propõe um resgate, uma homenagem, aos cursos da atriz Daniela Santi que formou muitos artistas na região, inclusive o próprio Tomás”, informa Guilherme Rezende Jr., produtor responsável pelo projeto. 

A peça ‘Todo o tempo do mundo’, com direção de Bernardo Dugin (adaptada do texto do autor Luis Erlanger), tem apresentação única e conta, em complemento, com a oficina ‘O Ontem é Agora’, com os atores Tânia Noguchi e Bernardo Dugin. Em exercícios teatrais de tempo e percepção, os participantes vão experimentar o espaço/tempo, a partir de uma relação passado, presente e futuro, por meio de seus corpos e da oralidade. A oficina ‘O ontem é agora’ será no domingo,  25/02, com os artistas envolvidos para aproximar o público com os realizadores e expandir a experiência nas artes dos espetáculos.


No sábado, 24, também acontece a Oficina de Elaboração de Projetos com Cris Campos, professora do Departamento de Arte e Produção Cultural da UFF, doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação, da mesma universidade. Cris atua como gestora e consultora em comunicação e produção cultural em várias frentes como  cultura popular, cultura latino-americana, artes integradas, além de ser pesquisadora associada aos grupos de pesquisa TeleVisões (UFF), Nemacs (UFF) e LIDD (UFRJ). 

Serão três oficinas sobre produção cultural – uma oportunidade de formação gratuita e de qualidade já no início do ano para elaborar projetos e ampliar o conhecimento sobre a cadeia do mercado artístico e cultural que se constrói muito além dos palcos. 

O Usina Viva também oferece, com início em março, o curso de teatro com o ator Tomás Braune, duas vezes por semana (terças e quartas, de 19h às 21h), e vai até julho. Através da elaboração de partituras corporais e células coreográficas, cada participante criará um pequeno solo, a ser apresentado ao fim do curso. 

Tomás é formado em Direção Teatral pela UFRJ, é escritor e criador do projeto Laboratório de atuação teatral, e integrou o elenco da Armazém Companhia de Teatro e da Companhia Volante, ambos sediados no Rio de Janeiro, e da Cia. Pia Fraus, de São Paulo. Em Nova Friburgo, atuou no espetáculo O sonho de Tuhu, em parceria com a Companhia Arteira. 

Serviço

UnoDiverso 

Data: a partir de 23/02/2023  (De terça à sábado)

Horário: das 13 às 20h
Entrada gratuita todas as idades

Espetáculo Todo o Tempo do Mundo

Data: 24 de fevereiro
Horário: 19h
Oficina de Elaboração de Projetos com Cris Campos
Data: 24 de fevereiro
Horário: 13h às 20h
Inscrição:

Oficina ‘O Ontem é Agora’ com Tania Noguchi e Bernardo Dugin

Data: 25 de fevereiro

Horário: 09h às 12h

Classificação indicativa: 14+

Oficinas: as inscrições são realizadas por formulários disponíveis no link da bio do Instagram  @usinaviva ou pelo e-mail usina.viva.23@gmail.com

As iniciativas contam com patrocínio da Energisa, Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, apoio cultural do Instituto Energisa, Frionline e Sinimbu e realizados pelo WN Recursos e Clóvis Produtora. Acompanhe a programação completa da Usina Cultural no Instagram do Instituto Energisa em @institutoenergisa

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: