A obra de substituição da rede de captação das águas das chuvas no centro de Nova Friburgo por galerias de concreto com maior diâmetro chegam nesta quinta-feira, 31, a uma nova etapa. A obra realizada pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro visa acabar com os costumeiros alagamentos no centro da cidade sempre que chove forte. As intervenções agora serão realizadas na confluência das praças Getúlio Vargas e Dermeval Barbosa Moreira.
Os serviços ao longo da Rua Dante Laginestra estão sendo concluídos e a via, inclusive, já foi novamente pavimentada com calçamento de paralelepípedos em toda a sua extensão, mas permanecerá interditada ao tráfego de veículos no trecho entre a esquina com as praças e a Rua Prefeito José Eugênio Muller enquanto durarem as intervenções da nova etapa da obra. A pista do lado ímpar da Praça Dermeval Barbosa Moreira (Instituto de Educação - Ienf) precisará ser interditada ao tráfego de veículos.
Com o avanço das obras para a esquina das praças Getúlio Vargas e Dermeval Moreira, a Rua Ernesto Brasílio (antigo fórum) terá o sentido de direção invertido a partir desta quinta-feira para possibilitar o acesso dos veículos à pista do lado ímpar da Praça Getúlio Vargas. Os acessos à Rua Ernesto Brasílio serão sinalizados pela Secretaria Municipal de Ordem e Mobilidade Urbana (SMOMU).
O Governo do Estado do Rio de Janeiro não informou quanto tempo deverá durar a intervenção na pista entre as duas praças. Após a conclusão desta etapa, a obra chegará à Rua Farinha Filho, que é uma das vias do Centro que costuma ser mais impactada pelos alagamentos durante os temporais de verão.
Intervenção já dura dez meses
A obra do novo sistema de drenagem do centro de Nova Friburgo teve início em outubro do ano passado. A intervenção começou na Rua Augusto Cardoso e se estendeu à Avenida Alberto Braune, tendo sido paralisada temporariamente no período entre o Natal e o Ano-Novo e depois, em fevereiro, para a realização dos desfiles das escolas de samba no Carnaval 2023. A segunda etapa ocorreu nas ruas Monte Líbano e Carlos Alberto Braune, no acesso ao bairro Braunes, e depois na Rua Dante Laginestra.
A previsão da Secretaria estadual de Infraestrutura e Obras é que o serviço seja concluído até novembro, mas há possibilidade de revisão deste prazo por causa de imprevistos, como chuvas na região. A obra de drenagem está a cargo da empreiteira Ômega, contratada pelo Governo do Estado e orçada em R$14.318.583,11.
Deixe o seu comentário