O Sesc prorrogou até o próximo dia 18 as inscrições de propostas culturais de todo o país para o projeto de dança O Corpo Negro que acontece anualmente no Estado do Rio de Janeiro e que é considerado um dos maiores do gênero no país – o maior, se levado em conta o público a que se dirige: artistas, coletivos, grupos artísticos, estudantes, professores e produtores culturais negros.
Em 2024, o evento organizado pelo Sesc acontecerá de 27 de abril a 2 junho, e o edital traz diversas novidades: o aporte será de R$ 850 mil (contra R$ 690 mil de 2023); além de dança, o edital contemplará projetos audiovisuais; mais municípios entrarão na grade de programação; o segmento infantil ganhou destaque em duas novas categorias; e projetos ainda em construção poderão receber incentivo. Todos os detalhes podem ser encontrados aqui.
Neste ano, cerca de dez mil pessoas compareceram às programações, com entradas gratuitas. O projeto empregou aproximadamente 200 profissionais negras e negros em mão de obra direta, para viabilizar as apresentações e demais atividades. Para 2024, a expectativa é ampliar esses números, dado o aumento da abrangência do projeto.
Ao todo, serão 14 polos de programação, estendendo o alcance para dois novos municípios fluminenses e ampliando o acesso a diferentes públicos. Na capital, a agenda contempla as seguintes unidades do Sesc: Espaço Cultural Arte Sesc (Flamengo), Tijuca, Copacabana e Ramos. Na Região Metropolitana e interior, o projeto percorrerá as unidades de Nova Friburgo, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Niterói, São Gonçalo, Petrópolis (Sesc Nogueira e Centro Cultural Sesc Quitandinha), Teresópolis e Barra Mansa.
Deixe o seu comentário