O Procon iniciou nesta semana uma série de fiscalizações e pesquisas em postos de combustíveis e em depósitos de GLP (gás de cozinha) de todo o estado para verificar se a redução nos preços da gasolina e do diesel, anunciada pela Petrobras às distribuidoras, chegou aos consumidores. Na maioria das operações foram constatados preços menores nas bombas. Em vários postos de combustíveis do centro de Nova Friburgo, por exemplo, houve queda média de R$ 0,10 no valor do litro. A gasolina é encontrada entre R$ 5,39 e R$ 5,69 aproximadamente. A média estadual verificada para gasolina comum e aditivada foi de R$ 5,37 e R$ 5,48, respectivamente. Já o botijão de gás já é vendido em Nova Friburgo entre R$ 85 e R$ 95, para entrega em domicílio. Antes, o produto custava entre R$ 100 e R$ 120.
A redução, segundo o Procon, foi de 5% para os consumidores quando comparada à média estadual divulgada pela Agência Nacional de Petróleo (ANP), na semana anterior, quando o Governo Federal determinou a redução do valor dos combustíveis para o consumidor final. “Queremos garantir que os valores finais dos preços possam ser repassados aos consumidores de forma eficaz”, comentou o governador Cláudio Castro.
Entre segunda, 22, e terça-fira, 23, foram visitados cerca de 300 estabelecimentos entre postos de combustíveis e depósitos de GLP na Região Metropolitana e interior. Desse total, 14 foram notificados a apresentarem, em dez dias, explicações sobre o não repasse do desconto. Em muitos dos locais fiscalizados, os postos de combustíveis reduziram o valor e se adequaram de imediato.
Os fiscais do Procon Estadual também verificaram que o diesel s500 e s10 caíram em média R$ 0,37 e R$ 0,34, o litro, respectivamente, se comparados também à média anterior à redução divulgada pela ANP. Segundo o presidente do Procon-RJ, Cássio Coelho, os preços podem diferir entre as regiões do estado, muitas vezes, por fatores externos como os custos com o transporte, devido à distância da distribuidora, tornando os combustíveis mais caros em algumas regiões.
Ainda segundo o Procon, informações obtidas durante a fiscalização serão repassadas à Secretaria Nacional do Consumidor para análise. O consumidor que desejar denunciar ou reclamar poderá acessar os canais de atendimento através do site oficial da autarquia: www.procon.rj.gov.br e WhatsApp para denúncias- (21) 9 8104-5445.
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