A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que neste mês será mantida a bandeira verde nas contas de luz, ou seja, não haverá cobrança de valor adicional aos consumidores. A bandeira verde vem sendo mantida desde o ano passado. Segundo o Ministério de Minas e Energia, a bandeira verde é válida para todos os consumidores do Sistema Interligado Nacional (SIN) e reflete a melhoria dos níveis dos reservatórios das hidrelétricas, beneficiados com o período de chuvas.
Apesar do Brasil já ter entrado no período de poucas chuvas, os reservatórios das hidrelétricas estão operando em média com 87,5% do total. No subsistema Norte, o acúmulo de água chega a 98,7%, enquanto o nível mais baixo constatado no subsistema Sul, de 83,9%, mesmo assim considerado alto para o período.
Em nota, a Aneel afirma que é bastante provável que a bandeira verde fique acionada durante todo o ano de 2023. A previsão é que o período chuvoso se encerre em abril com alto grau de armazenamento nos reservatórios das hidrelétricas (patamares próximos a 90%). "Essa condição traz uma perspectiva otimista para a composição da oferta de energia também durante o período seco [poucas chuvas]", relata a agência.
O mecanismo das bandeiras tarifárias foi criado em 2015 e tem o objetivo de mostrar transparência ao custo real de energia, indicando se haverá cobrança extra, o que ocorre principalmente em períodos secos. As bandeiras tarifárias nas contas de luz podem variar de verde, amarela e vermelha (patamar 1 e 2). (Fonte Aneel e O Dia)
Deixe o seu comentário