Tocos de eucaliptos mortos da praça Getúlio Vargas serão retirados

Empresa responsável pela operação se reúne nesta sexta-feira com grupos de trabalho e de acompanhamento do TAC da Praça
quinta-feira, 09 de fevereiro de 2023
por Christiane Coelho (Especial para A VOZ DA SERRA)
(Fotos: Henrique Pinheiro)
(Fotos: Henrique Pinheiro)

A empresa responsável pela retirada de 34 tocos de eucaliptos, já mortos, e o aterro da área onde ocorrerá a destoca da Praça Getúlio Vargas se reúne nesta sexta-feira, 10, com os membros dos grupos de trabalho e acompanhamento do Termo de Ajustamento de Conduta - TAC 02/15 (TAC da Praça) assinado pela Prefeitura de Nova Friburgo e o Ministério Público Federal para os trabalhos de recuperação da praça. 

O intuito da reunião é o esclarecimento sobre o trabalho a ser desenvolvido pela empresa Move Terra Aluguel de Máquinas e Equipamentos de Terraplanagem Ltda, que ganhou a licitação para a prestação do serviço por R$130 mil. A reunião acontece às 14h, na Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf).

A remoção dos tocos mortos de eucaliptos é uma ação em cumprimento ao TAC. O serviço de destoca, que tem prazo de 150 dias para ser concluído, consiste na movimentação de terra e retirada dos restos de troncos que sobraram sobre o chão e as raízes que se encontram sob a terra, após os cortes feitos em 2015. Após a remoção dos tocos, será feito o nivelamento do terreno, com a colocação de terra adequada ao replantio de novas mudas da mesma espécie. 

O planejamento e a execução do serviço preveem também a remoção do mobiliário urbano e posterior recolocação, de acordo com a necessidade e o andamento de cada etapa da destoca, além da limpeza. O trabalho será acompanhado por duas arqueólogas, a fim de identificar possíveis itens de interesse histórico, seguindo as normativas do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para ações em bens tombados, como é a Praça Getúlio Vargas. 

Análise prévia atestam a morte dos eucaliptos podados

A análise das condições fitossanitárias dos eucaliptos da Praça Getúlio Vargas, realizada em 2020, atestou que diversas árvores necessitam de manejo constante e cuidadoso. Além disso, a Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - (UFRRJ - Fapur) foi contratada para elaboração de relatório técnico e fitossanitário de cada árvore da Praça Getúlio Vargas, atestando a perda dos 34 tocos de eucaliptos.

Com a retirada dos troncos e raízes mortos dos eucaliptos da principal praça da cidade e um dos símbolos postais friburguenses, novas mudas da mesma espécie serão plantadas em reposição a esses eucaliptos mortos, obedecendo a escolha feita pelo paisagista Glaziou no projeto original da Praça Getúlio Vargas.

Eucaliptos podados no mês passado

No dia 15 de janeiro, foi feita uma operação de poda, que faz parte do plano de manejo dos eucaliptos centenários da Praça Getúlio Vargas. O trabalho foi feito pelo Corpo de Bombeiros, com suporte da Prefeitura de Nova Friburgo. A ação aconteceu sob a coordenação de uma engenheira florestal da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável e seguiu um planejamento técnico prévio.

Para alcançar as partes mais altas das árvores, foi utilizada a escada Magirus do Corpo de Bombeiros. Na ocasião, a Secretaria de Defesa Civil e Guarda Civil Municipal fizeram o isolamento da área de poda na praça para garantir a segurança dos envolvidos no trabalho e da população em geral, bem como do patrimônio. A concessionária Energisa, responsável pela distribuição de energia elétrica, também esteve com equipe presente para acompanhar o serviço. Essa poda foi da parte alta dos eucaliptos. As próximas podas serão apenas de manutenção, salvo alguma necessidade emergencial.

Grupos de trabalho e acompanhamento do TAC

O grupo de trabalho foi instituído pelo TAC da Praça é composto por funcionários da prefeitura. Já o grupo de acompanhamento é composto por representantes de entidades civis ou de pessoas ligadas à Praça Getúlio Vargas, e fazem parte de uma comissão de acompanhamento e fiscalização das ações relacionadas à execução do TAC da Praça.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: