A Secretaria estadual de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento vem investindo na recuperação das estradas vicinais de diversos municípios fluminenses facilitando o escoamento da produção de hortifrutigranjeiros. É o Programa Estradas AgroRJ. O município de Nova Friburgo foi incluído no roteiro da patrulha mecanizada para nivelamento das estradas rurais não asfaltadas após solicitação do vereador Joelson do Pote.
O parlamentar justifica o pedido, lembrando a necessidade de investimento na recuperação e manutenção das estradas vicinais, principalmente do distrito de Campo do Coelho, onde se concentra a maioria da produção agrícola friburguense, melhorando a trafegabilidade e a segurança dos produtores e moradores das regiões beneficiadas com nivelamento do piso e a colocação de bica corrida (mistura de pó de pedra) que reduz a possibilidade de derrapagens em dias chuvosos.
As ações do Programa Estradas AgroRJ têm beneficiado, além de Nova Friburgo, municípios vizinhos e das regiões Centro-Sul, Norte e Noroeste colaborando para o fortalecimento do agronegócio fluminense.
“O setor agro do Estado do Rio vem se apresentando como um caminho importante para o desenvolvimento econômico. Além de recuperar e manter as estradas vicinais, o programa ajuda na circulação da população e geração de emprego e renda”, destaca o secretário estaual de Agricultura, Alex Grillo.
O Estradas AgroRJ está ativo em, pelo menos, 40 municípios. Já foram recuperadas até maio 1.700 quilômetros de estradas rurais, beneficiando mais de seis mil produtores e comunidades rurais. Ao todo, o programa irá beneficiar 89 mil pessoas e 45 mil agricultores fluminenses. As obras vão gerar milhares de empregos diretos e indiretos.
A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-Rio), vinculada à Secretaria estadual de Agricultura, Abastecimento e Pesca, é a responsável por estabelecer critérios técnicos para atendimento do Programa Estradas AgroRJ e pela indicação das principais vias por onde circula o maior volume de produção rural.
Deixe o seu comentário