As lojas de Nova Friburgo estão autorizadas a abrir nos próximos feriados deste mês: segunda-feira que vem, 15, dia da Proclamação da República, e dia 20, um sábado, celebração estadual da Consciência Negra, em razão de acordo firmado entre o Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) e o Sindicato dos Empregados no Comércio do município. A permissão para as empresas que decidirem pelo funcionamento nessas datas fica condicionada à formalização de termo de adesão à convenção coletiva da categoria.
O presidente do Sincomércio, Braulio Rezende, defende a importância do termo, que precisa ser oficializado, junto aos sindicatos patronal e laboral, tanto nos feriados enumerados no instrumento coletivo quanto para extensão do horário perto de datas especiais, como dias das Mães, dos Namorados, dos Pais, das Crianças e no período anterior ao Natal.
“Nossa intenção, ao incluirmos no acordo cláusula sobre abertura em feriados e ampliação do expediente, é contribuir para melhorar o desempenho do comércio local e, simultaneamente, manter os empregos do setor. Vale destacar que nossa convenção preserva os direitos dos trabalhadores em sua integralidade”, acentua ele, também presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Nova Friburgo.
Braulio Rezende acrescenta que, depois de novembro, o acordo coletivo do comércio libera até maio, data-base da categoria, a abertura das lojas nos três feriados de abril de 2022, que serão Sexta-Feira da Paixão, no dia 15; Tiradentes, no dia 21; e estadual em homenagem a São Jorge, no dia 23. E ressalta:
“Os comerciantes não são obrigados a nada, eles têm liberdade de escolha, desde que atendam ao que prevê a convenção. Por sua vez, o termo de adesão consiste numa regulamentação que protege empresários e trabalhadores”, complementa Braulio.
Deixe o seu comentário