Na última quinta-feira, 29, a Prefeitura de Nova Friburgo publicou um decreto sobre o retorno às aulas presenciais no município. No documento, foi determinado que, com o fim do bandeiramento municipal, a Secretaria Municipal de Educação (SME) passará a seguir o bandeiramento definido pelo Governo do Estado do Rio, no Mapa de Risco Covid-19, que é semanalmente atualizado. Somente quando a bandeira roxa vigorar, as aulas presenciais deverão ser paralisadas.
No início da noite desta sexta-feira, 30, o Governo do Estado divulgou o Mapa Covid-19 com dados da semana epidemiológica 15 (de 13 a 29 de abril) classificando Nova Friburgo em bandeira roxa, que significa risco muito alto de contágio pelo coronavírus. Com isso, a volta às aulas nas escolas particulares friburguenses prevista para acontecer nesta segunda-feira, 3, ficam suspensas.
O decreto do prefeito Johnny Maycon informa ainda que o retorno previsto das aulas nas escolas municipais é o próximo dia 17 de maio, a princípio em 40 unidades já inspecionadas pela prefeitura e considerada aptas para receber alunos e educadores. É intenção da prefeitura, posteriormente, liberar mais escolas para as atividades presenciais até que todas as 121 unidades da rede estejam em funcionamento.
As turmas não retornarão ao mesmo tempo e o funcionamento, em todas as bandeiras classificadas no Estado e que permitem aulas presenciais (verde, laranja, amarela ou vermelha), deve ocorrer com 50% do número de alunos matriculados por turma, sendo permitido, excepcionalmente, percentual maior nas hipóteses onde as salas de aulas apresentem condições para acomodar os estudantes com, no mínimo, dois metros de distância entre os alunos, com a devida demarcação do espaçamento nas salas de aula.
Nesta semana, além da entrega de materiais de limpeza e de combate à Covid-19, a SME fez a distribuição de materiais impressos (apostilas) para as unidades municipais que distribuirão para os alunos na próxima semana. O decreto pode ser conferido na íntegra aqui.
Deixe o seu comentário