Raul Sertã: serviço de limpeza pode ser paralisado novamente na sexta-feira

Funcionários alegam falta de pagamento há dois meses e condições insalubres
quarta-feira, 28 de abril de 2021
por Guilherme Alt (guilherme@avozdaserra.com.br)
(Foto: Henrique Pinheiro)
(Foto: Henrique Pinheiro)

Os funcionários do serviço de limpeza do Hospital Municipal Raul Sertã podem paralisar novamente as atividades nesta sexta-feira, 30, caso não tenham os salários quitados. De acordo com um funcionário do setor que preferiu não se identificar, são cerca de dois meses de vencimentos atrasados. “Se não pagarem na sexta-feira, acho que vai ter sim (paralisação). A promessa é a de que o salário seria pago até o fim da semana, mas não sei como vai ser”, disse. 

Ainda de acordo com este funcionário, não há material de limpeza adequado para realizar o serviço, e itens essenciais para o trabalho estão em falta ou com estoque baixo. “Está complicado porque não tem nem material direito para trabalhar. As vassouras e os produtos não são adequados. No caso da vassoura, o cabo de madeira é muito curto, o que não é o ideal para realizar a limpeza em alguns lugares. Faltam cloro, panos, sacos de lixo. Nem pá de lixo tem direito”, reclamou.

Outro agravante destacado por ele é o ambiente considerado inadequado para o repouso dos funcionários do turno da noite. “O pessoal (do turno) da noite não tem lugar de descanso. Tem que improvisar lugar no chão para descansar em uma sala insalubre, com menos de dois metros quadrados. Não tem cama, não tem nada”, denunciou o funcionário. 

Terceira paralisação em dois meses

Caso se confirme, esta será a terceira paralisação do serviço de limpeza no hospital em dois meses. A primeira foi realizada no início de março, quando esses funcionários pertenciam ainda à empresa CNS, então responsável por realizar o serviço de limpeza no Hospital Raul Sertã. A segunda paralisação ocorreu na última semana, já com os funcionários contratados em sistema de RPA (Recibo de Pagamento a Autônomo).

Em nota, a CNS Nacional de Serviços, informou que o vínculo comercial entre a empresa e o Hospital Municipal Raul Sertã finalizou no dia 7 de março, “sendo assim, todos os colaboradores que prestavam serviço nesta unidade, foram devidamente demitidos e não existe nenhuma pendência de pagamento desta empresa com os referidos colaboradores”.

O que diz a prefeitura

Com relação ao pagamento dos profissionais de limpeza do hospital, a Prefeitura de Nova Friburgo informou que está tramitando com um processo para que os salários sejam liberados até a próxima semana. Quanto aos materiais de limpeza, esses insumos são produtos adquiridos pelo processo 813/19, que ainda estão em estoque. Apesar disso, a Secretaria Municipal de Saúde informou que abrirá um novo processo para aquisição de materiais de limpeza nos próximos dias.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: