Conta de luz terá cobrança extra a partir desta terça, decide Aneel

Diretoria da agência reguladora optou por revogar despacho que mantinha as contas em bandeira verde até o fim de dezembro
terça-feira, 01 de dezembro de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Conta de luz terá cobrança extra a partir desta terça, decide Aneel

 A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), decidiu nesta segunda-feira, 30, reativar as bandeiras tarifárias nas contas de luz e aplicar a bandeira vermelha patamar 2. Com isso, haverá cobrança extra na conta de luz dos consumidores a partir desta terça-feira, 1º de dezembro.

Em reunião extraordinária, a diretoria da reguladora optou, em unanimidade, por revogar despacho de maio que mantinha as contas em bandeira verde, sem custos adicionais para o consumidor, até o final de dezembro por causa dos efeitos da pandemia da Covid-19.

No sistema atual, que estava suspenso desde maio, na cor verde, não há cobrança de taxa extra, indicando condições favoráveis de geração de energia no país. Na bandeira amarela, a taxa extra é de R$ 1,343 a cada 100 kWh consumidos.

Já a bandeira vermelha pode ser acionada em um dos dois níveis cobrados, dependendo da quantidade de termelétricas acionadas. No primeiro nível, o adicional é de R$ 4,169 a cada 100 kWh. No segundo nível, a cobrança extra é de R$ 6,243 a cada 100 kWh.

Motivo da cobrança extra

Segundo o relator da proposta, Efrain Pereira da Cruz, o despacho de maio foi revogado porque o Brasil voltou aos patamares de consumo anteriores ao início da pandemia. No entanto, conforme a Aneel, a oferta de energia está comprometida em razão dos baixos níveis dos reservatórios. Desta forma, o mecanismo da bandeira voltou a ser necessário no entendimento do órgão.

"Essa condição de oferta adversa, somada à tendência de recuperação de carga da energia aos patamares pré-crise, são indícios concretos de que o mecanismo das bandeiras já merece ser restabelecido e a curto prazo", afirmou Efrain. 

Acionamento de termelétricas

Em outubro, o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) autorizou o acionamento de termelétricas para garantir o suprimento de energia no país. A medida costuma ser adotada quando o nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas está abaixo do recomendado. Só que a energia gerada por térmicas sai mais cara para o consumidor.

Dicas para economia de energia

Chuveiro elétrico

  • Tomar banhos mais curtos, de até cinco minutos;

  • Selecionar a temperatura morna no verão;

  • Verificar as potências no seu chuveiro e calcular o seu consumo.

Ar condicionado

  • Não deixar portas e janelas abertas em ambientes com ar condicionado;

  • Manter os filtros limpos;

  • Diminuir ao máximo o tempo de utilização do aparelho de ar condicionado;

  • Colocar cortinas nas janelas que recebem sol direto.

Geladeira

  • Só deixar a porta da geladeira aberta o tempo que for necessário;

  • Regular a temperatura interna de acordo com o manual de instruções;

  • Nunca colocar alimentos quentes dentro da geladeira;

  • Deixar espaço para ventilação na parte de trás da geladeira e não utilizá-la para secar panos;

  • Não forrar as prateleiras;

  • Descongelar a geladeira e verificar as borrachas de vedação regularmente.

Iluminação

  • Utilizar iluminação natural ou lâmpadas econômicas e apagar a luz ao sair de um cômodo;

  • Pintar o ambiente com cores claras.

Ferro de passar

  • Juntar roupas para passar de uma só vez;

  • Separar as roupas por tipo e começar por aquelas que exigem menor temperatura;

  • Nunca deixe o ferro ligado enquanto faz outra coisa.

Aparelhos em stand-by

  • Retirar os aparelhos da tomada quando possível ou durante longas ausências.

Conta de energia passa a ter novo modelo a partir desta sexta em Nova Friburgo 

Um novo modelo de conta de energia está chegando na casa dos friburguenses. O visual diferente traz para os clientes um layout mais simples e de fácil compreensão, mantendo o formato de boleto bancário. A mudança da conta vale para todo o município de nova Friburgo, atendido pela concessionária e seguirá respeitando a data prevista para leitura de cada unidade consumidora, conforme informado mensalmente na conta. A medida que as novas contas forem chegando, a partir dessa data, os clientes vão conhecer o novo modelo.  

Além de um visual mais moderno, o novo layout destaca os principais dados e as informações que são relevantes para o próprio cliente acompanhar como o consumo do mês, o valor a ser pago e a data de vencimento. O campo de informações que sinaliza débitos em aberto também ganhou destaque. O histórico de consumo destaca traz agora os últimos 12 meses. A mudança é resultado de sugestões de clientes da distribuidora, que opinaram sobre a melhor forma para entender as informações da fatura. 

Qualquer dúvida, o cliente pode entrar em contato com a Energisa, por meio dos canais de atendimento, como Facebook, Twitter, aplicativo para smartphone Energisa On, no 0800 032 01 96 ou pela Gisa, atendente virtual no WhatsApp pelo número (22) 9 9292-4081. 

 

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