A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), decidiu nesta segunda-feira, 30, reativar as bandeiras tarifárias nas contas de luz e aplicar a bandeira vermelha patamar 2. Com isso, haverá cobrança extra na conta de luz dos consumidores a partir desta terça-feira, 1º de dezembro.
Em reunião extraordinária, a diretoria da reguladora optou, em unanimidade, por revogar despacho de maio que mantinha as contas em bandeira verde, sem custos adicionais para o consumidor, até o final de dezembro por causa dos efeitos da pandemia da Covid-19.
No sistema atual, que estava suspenso desde maio, na cor verde, não há cobrança de taxa extra, indicando condições favoráveis de geração de energia no país. Na bandeira amarela, a taxa extra é de R$ 1,343 a cada 100 kWh consumidos.
Já a bandeira vermelha pode ser acionada em um dos dois níveis cobrados, dependendo da quantidade de termelétricas acionadas. No primeiro nível, o adicional é de R$ 4,169 a cada 100 kWh. No segundo nível, a cobrança extra é de R$ 6,243 a cada 100 kWh.
Motivo da cobrança extra
Segundo o relator da proposta, Efrain Pereira da Cruz, o despacho de maio foi revogado porque o Brasil voltou aos patamares de consumo anteriores ao início da pandemia. No entanto, conforme a Aneel, a oferta de energia está comprometida em razão dos baixos níveis dos reservatórios. Desta forma, o mecanismo da bandeira voltou a ser necessário no entendimento do órgão.
"Essa condição de oferta adversa, somada à tendência de recuperação de carga da energia aos patamares pré-crise, são indícios concretos de que o mecanismo das bandeiras já merece ser restabelecido e a curto prazo", afirmou Efrain.
Acionamento de termelétricas
Em outubro, o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) autorizou o acionamento de termelétricas para garantir o suprimento de energia no país. A medida costuma ser adotada quando o nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas está abaixo do recomendado. Só que a energia gerada por térmicas sai mais cara para o consumidor.
Dicas para economia de energia
Chuveiro elétrico
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Tomar banhos mais curtos, de até cinco minutos;
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Selecionar a temperatura morna no verão;
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Verificar as potências no seu chuveiro e calcular o seu consumo.
Ar condicionado
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Não deixar portas e janelas abertas em ambientes com ar condicionado;
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Manter os filtros limpos;
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Diminuir ao máximo o tempo de utilização do aparelho de ar condicionado;
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Colocar cortinas nas janelas que recebem sol direto.
Geladeira
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Só deixar a porta da geladeira aberta o tempo que for necessário;
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Regular a temperatura interna de acordo com o manual de instruções;
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Nunca colocar alimentos quentes dentro da geladeira;
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Deixar espaço para ventilação na parte de trás da geladeira e não utilizá-la para secar panos;
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Não forrar as prateleiras;
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Descongelar a geladeira e verificar as borrachas de vedação regularmente.
Iluminação
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Utilizar iluminação natural ou lâmpadas econômicas e apagar a luz ao sair de um cômodo;
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Pintar o ambiente com cores claras.
Ferro de passar
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Juntar roupas para passar de uma só vez;
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Separar as roupas por tipo e começar por aquelas que exigem menor temperatura;
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Nunca deixe o ferro ligado enquanto faz outra coisa.
Aparelhos em stand-by
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Retirar os aparelhos da tomada quando possível ou durante longas ausências.
Conta de energia passa a ter novo modelo a partir desta sexta em Nova Friburgo
Um novo modelo de conta de energia está chegando na casa dos friburguenses. O visual diferente traz para os clientes um layout mais simples e de fácil compreensão, mantendo o formato de boleto bancário. A mudança da conta vale para todo o município de nova Friburgo, atendido pela concessionária e seguirá respeitando a data prevista para leitura de cada unidade consumidora, conforme informado mensalmente na conta. A medida que as novas contas forem chegando, a partir dessa data, os clientes vão conhecer o novo modelo.
Além de um visual mais moderno, o novo layout destaca os principais dados e as informações que são relevantes para o próprio cliente acompanhar como o consumo do mês, o valor a ser pago e a data de vencimento. O campo de informações que sinaliza débitos em aberto também ganhou destaque. O histórico de consumo destaca traz agora os últimos 12 meses. A mudança é resultado de sugestões de clientes da distribuidora, que opinaram sobre a melhor forma para entender as informações da fatura.
Qualquer dúvida, o cliente pode entrar em contato com a Energisa, por meio dos canais de atendimento, como Facebook, Twitter, aplicativo para smartphone Energisa On, no 0800 032 01 96 ou pela Gisa, atendente virtual no WhatsApp pelo número (22) 9 9292-4081.
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