A Prefeitura de Nova Friburgo confirmou no início da noite de sexta-feira, 10, o que A VOZ DA SERRA já havia antecipado durante o dia em seu site. O município seguirá em bandeira amarela na próxima semana – que permite uma maior flexibilização de setores da economia sempre que a taxa de ocupação de leitos de UTI exclusivos para pacientes Covid-19 está entre 50% e 59% -, já que a taxa média de ocupação dos leitos na última semana ficou em 54,8%. Isso possibilita a continuidade do plano de retomada gradual e segura das atividades no município.
De acordo com os dados divulgados pelo Governo Municipal, a taxa de ocupação dos leitos nesta sexta-feira,10 – contando leitos públicos e particulares de UTI – foi de 67,7%. No restante da semana a ocupação ficou em 54,8% na segunda-feira, 6,; 48,4% na terça, 7; 51,5% na quarta, 8; e 61,3% na quinta-feira, 9. Levando-se em conta apenas esses números, a taxa média de ocupação seria de 56,7%, um pouco maior que a divulgada pela prefeitura, o que indica que também são calculados os números referentes a taxa de ocupação dos leitos aos sábados e domingos – dados não divulgados pela prefeitura.
Com a manutenção da bandeira amarela, bares e restaurantes podem continuar funcionando com até 70% da capacidade máxima, com distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as mesas, e das 7h às 22h. Salões de beleza e congêneres podem funcionar com atendimento através de agendamento, equipes reduzidas e restrição ao número de clientes simultâneos, respeitando o distanciamento de no mínimo 1,5 metro entre clientes e funcionários.
Atividades comerciais e de prestadores de serviços em geral podem funcionar das 12h às 18h, de segunda a sábado, com acesso controlado e atendimento na proporção de um cliente para cada funcionário, observando as medidas sanitárias. Os shoppings centers podem abrir das 12h às 20h, respeitando uma série de normas sanitárias. Indústrias e confecções podem operar com até 80% da capacidade. O transporte público deverá operar com horário integral no período entre 5h e 21h. Nos demais horários, a frota fica restrita a 30% por itinerário.
A partir desta segunda-feira, 13, conforme já previa o decreto 625, de 1º de julho, os templos religiosos poderão voltar a receber os fiéis, desde que observadas as regras sanitárias e com distanciamento mínimo de 1,5 metro entre os presentes e ocupação dos assentos disponibilizados limitada a 50%. Os detalhes sobre a reabertura dos templos religiosos estão em reportagem na página 12 desta edição.
Os números da rede pública
Se a métrica utilizada para a definição do estágio das bandeiras em Nova Friburgo levasse em consideração apenas os leitos de UTI na rede pública de saúde, no caso o Hospital Municipal Raul Sertã, – como defende a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, que considera pequena a parcela da população friburguense com acesso ao serviço privado de saúde -, as regras de flexibilização estariam sendo bem mais rígidas na cidade.
Enquanto a média geral da semana foi de 54,8%, contando apenas o Raul Sertã esse número saltaria para 96% de ocupação média na semana, o que colocaria a cidade em bandeira vermelha, estágio adotado quando a taxa de ocupação de leitos de UTI está acima dos 70%. Nesse estágio, apenas serviços essenciais e as indústrias – essas com capacidade de mão de obra de até 50% podem funcionar.
Só para relembrar, segundo os dados divulgados pela prefeitura, na segunda-feira, 6, o Hospital Raul Sertã registrou 100% de ocupação nos leitos de UTI. Na terça, 7, e na quarta-feira, 8, esse número caiu para 90% e, na quinta, 9, e na sexta-feira, 10, voltou a ser de 100%.
Boletim coronavírus
No início da noite desta sexta-feira, 10, a Prefeitura de Nova Friburgo divulgou mais um boletim atualizado com o casos de coronavírus no município. De acordo com os números, já são 722 casos confirmados da doença – 17 a mais que o anunciado na quinta-feira. Destes, 172 são profissionais da saúde, com um óbito. No boletim desta sexta-feira também foi confirmado mais um óbito, elevando os números totais a 41.
Ainda de acordo com a Prefeitura de Nova Friburgo, atualmente há 64 casos suspeitos de Covid-19 no município. Destes, 41 aguardam os resultados dos exames em casa, 18 estão internados e cinco óbitos seguem em investigação. Além disso, a cidade contabiliza 1.315 casos descartados da doença e outros 324 pacientes recuperados.
Deixe o seu comentário