O Instagram é uma rede social de compartilhamento de fotos e vídeos de seus usuários, que permite aplicar filtros digitais, interagir com publicações de outras pessoas, através de comentários e curtidas, e compartilhá-los em uma variedade de serviços de redes sociais, como Facebook, Twitter e Tumblr. Um usuário também pode seguir outro para acompanhar suas postagens e atividades dentro da rede.
Esse aplicativo foi lançado em 2010 por dois engenheiros de software, o americano Kevin Systrom e o brasileiro Michel “Mike” Krieger. No mesmo dia de seu lançamento, a nova plataforma tornou-se a mais baixada na Apple Store. E em dezembro do mesmo ano contabilizou um milhão de usuários.
Em 2011, a empresa, com apenas seis funcionários, já possuía 10 milhões de usuários. Um ano depois, em 2012, o aplicativo foi lançado para o sistema operacional Android e o Facebook pagou um bilhão de dólares por ele.
Segundo o Sprout Social 2019, hoje o instagram tem mais de um bilhão de usuários ativos no mundo. Em outubro do ano passado, o ‘Insta’ registrou 72 milhões de usuários no Brasil, segundo a Statista. E, de acordo com a Social Media Trends 2019, numa pesquisa sobre a rede social preferida pelos entrevistados, o Instagram ficou em segundo lugar, com 28,2% de preferência, perdendo apenas para o Facebook, que ficou com 30,1%.
De acordo com o DataReportal, entre as plataformas mais ativas, de 2018 até janeiro de 2019, o Instagram ficou em quarto lugar, com 71%. Antes dele, estão: Youtube, 95%; Facebook, 90%; e Whatsapp com 89%.
Um estudo produzido pela agência We Are Social realizado durante todo o ano de 2018, constatou que o brasileiro gasta, em média, três horas e 34 minutos por dia com as redes sociais, sendo que a maioria desses usuários tem entre 25 a 34 anos.
O segundo grupo etário em maior quantidade tem de 18 a 24 anos. Na terceira posição está a população de 35 a 44 anos e em último lugar se encontram os idosos a partir de 65 anos.
De maneira geral, o internauta brasileiro médio é jovem e passa a maior parte do tempo navegando pelas redes sociais.
Sobre Mike Krieger
Michel Krieger nasceu em São Paulo, em 1986. Em 2004, aos 18 anos, mudou-se para Palo Alto (Califórnia) para estudar Ciência da Computação, na Universidade Stanford, onde se graduou, com ênfase em sistemas simbólicos, e fez mestrado. Antes de fundar a Instagram, Mike trabalhou no Meebo como engenheiro de visualização, e em empresas voltadas para internet, até ser convidado pelo amigo e colega Kevin Systrom para fazer parte de um projeto que ele estava desenvolvendo. Era o começo de uma nova rede social, o Insta, assim chamada pelos mais íntimos.
Deixe o seu comentário