Praça das Colônias deve ficar pronta para o bicentenário

Obras foram retomadas na semana passada e espaço pode ser reaberto para visitação em maio
sexta-feira, 27 de abril de 2018
por Alerrandre Barros (alerrandre@avozdaserra.com.br)
Por enquanto, a Praça das Colônias cercada de tapumes (Fotos: Henrique Pinheiro)
Por enquanto, a Praça das Colônias cercada de tapumes (Fotos: Henrique Pinheiro)

As obras na Praça das Colônias, no Suspiro, foram retomadas no último dia 18, e, segundo a Prefeitura de Nova Friburgo, estão em fase final. Fechado desde a tragédia climática de 2011, o espaço deve ser aberto para visitações até o aniversário de 200 anos da cidade, em maio, informou o secretário municipal de Obras, Jefferson Aragão.

“A secretaria está se esforçando para entregar mais esse presente para celebrar as festividades do bicentenário”, disse Aragão, acrescentando que a cobertura da praça, que seria o trabalho mais demorado, já está praticamente pronta, faltando detalhes como pintura, assentamento de pisos, entre outros pequenos detalhes.

Na tarde desta quarta-feira, 25, a equipe de A VOZ DA SERRA esteve no local e verificou que funcionários da Secretaria Municipal de Serviços Públicos estavam fazendo a limpeza do local repleto de entulhos, enquanto outro retocava a pintura de um portão. O telhado estava aparentemente pronto.

De acordo com o governo, as obras recomeçaram depois que a Caixa liberou cerca de R$ 170 mil do convênio do Ministério do Turismo com o município para a reforma da praça. Com intermédio do prefeito Renato Bravo, representantes do Escritório de Gerenciamento de Convênios e Projetos (EGCP) estiveram no Rio conseguiram o restante da verba que faltava.

Orçada em R$ 497.370,29, as obras de reparo do local, realizadas pela Caledônia Construtora Ltda,‭ ‬empresa vencedora da licitação‭, começaram no início de junho de‭ ‬2015,‭ ‬mas foram interrompidas três meses depois.‭ ‬O ponto turístico deveria ter sido reaberto no início de 2016. A reforma recomeçou e parou várias vezes. O dinheiro só era liberado em parcelas e após a fiscalização do banco.

A Praça das Colônias foi afetada pelo deslizamento de uma encosta do morro do teleférico em 2011. Situada entre o Teatro Municipal Laercio Ventura e a capela de Santo Antônio, o local foi ‬criado para a divulgação da cultura das nações que participaram da colonização de Nova Friburgo‭.‭ ‬

Há anos,‭ ‬o espaço tinha uma forte referência cultural,‭ ‬com diversas celebrações típicas dos povos colonizadores destacando costumes e tradições valorizados pelas colônias alemã,‭ ‬espanhola,‭ ‬portuguesa,‭ ‬suíça,‭ ‬húngara,‭ ‬austríaca,‭ ‬italiana,‭ ‬japonesa,‭ libanesa e pan-africana.

LEIA MAIS

Pietro Lazzeri destacou a possibilidade de parcerias que poderão ser desenvolvidas em conjunto

Pietro Lazzeri virá conhecer empresários locais e falar sobre o bicentenário e as relações bilaterais entre os dois países

Finalidade é valorizar as tradições da primeira nação a aportar na cidade, há 204 anos, dando início à colonização

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: 200 anos