O desafio não era dos mais simples, mas eles e elas venceram. Centenas de corredores amadores e profissionais das cinco regiões do Brasil prestigiaram a inédita etapa da Claro Uphill Marathon realizada no último sábado, 8.
Da largada, em frente à Prefeitura de Cachoeiras de Macacu, até a chegada, no topo da serra que faz fronteira com Nova Friburgo, os corredores enfrentaram obstáculos variados, à exemplo de frio, neblina e chuva. Contudo, foram premiados com a natureza e toda a paisagem do visual proporcionado pela fauna e a flora do Parque Estadual dos Três Picos.
Na questão das provas, o casal carioca Rejane Ester da Silva e Eliezer de Jesus Santos voltou a fazer história entre as lendas da Uphill Marathon. Depois de ganharem a etapa da Serra dos Órgãos em julho deste ano, os dois fizeram mais uma dobradinha campeã na meia maratona. Aos 38 anos, ela foi soberana na modalidade e cravou o tempo de 1:49:26s.
Após Rejane chegaram Lilian Pereira Olímpio (2:06:49s) e Elida Cordeiro de Oliveira (2:08:19s). Eliezer foi o vencedor entre os homens nos 21k cruzando a linha de chegada em uma hora, 35 minutos e 12 segundos. Fabiano Moura dos Santos (1:36:24s) e Fábio Sanches (1:39:14s) completaram o pódio masculino.
“A paisagem da serra é tão maravilhosa que cheguei a perder meu foco. Fazer uphill é sem dúvidas uma experiência que alimenta nossa alma. Já estou na expectativa para as provas do próximo ano”, disse, emocionado, Eliezer. “Fomos morar em Teresópolis em busca de uma vida mais tranquila e saudável. Nossa parceria de casal já dura dez anos e se reflete também nos treinos. Estamos orgulhosos por mais uma dobradinha campeã”, completa Rejane.
A etapa de Nova Friburgo inovou convidando os 100 primeiros colocados na meia maratona para encarar cerca de 2.500 degraus irregulares da escadaria que fica sob o teleférico de Nova Friburgo. O inédito desafio apelidado de Morro da Cruz foi aprovado pela grande maioria. Lílian Pereira Olímpio (31:12s), que já havia chegado em segundo lugar na meia maratona, e José Carlos Rezende (29:42s) fizeram os melhores tempos. Após esforço extremo veio a recompensa: quem subiu a escadaria desceu o morro no teleférico curtindo a paisagem privilegiada da cidade.
Já no final da tarde foi promovida a prova de 5K, na Praça do Suspiro. Reforçando o aspecto inclusivo do projeto, a corrida recreativa reuniu várias gerações de corredores incentivando a prática esportiva por iniciantes. “A estreia em Nova Friburgo e Cachoeiras de Macacu foi um sucesso e só reforça a identidade do Uphill com o Estado do Rio de Janeiro. Tivemos provas tecnicamente perfeitas e pudemos mais uma vez comprovar nosso legado em depoimentos emocionantes dos atletas, na alegria dos moradores em receber um evento desta magnitude, no apoio incondicional das autoridades locais e na satisfação dos patrocinadores e apoiadores”, avaliou Bernardo Fonseca, CEO da X3M Entretenimento, proprietária do evento.
“A estreia da Uphill Marathon no Corcovado será em grande estilo em 26 de novembro, um sábado. As inscrições estão em ritmo acelerado e são limitadas. Será um espetáculo ímpar com percurso inédito em pleno pôr-do-sol e chegada aos pés do Cristo Redentor para encerrar a temporada de 2022”, destacou o empresário.
Patrocinada pela operadora de telefonia Claro e a Secretaria estadual de Esporte e Lazer, a etapa de Nova Friburgo e Cachoeiras de Macacu teve ainda o apoio de das prefeituras locais. A Uphill Marathon encerrará a temporada deste ano com a etapa inédita no Corcovado, no mês que vem. As inscrições estão abertas no site oficial da competição (uphillmarathon.com.br/corcovado/.)
Resultados das provas
23K – masculino
1 – Eliezer de Jesus Santos (1:35:12s)
2 – Fabiano Moura dos Santos (1:36:24s)
3 – Fábio Sanches (1:39:14s)
23K – feminino
1 – Rejane Ester da Silva (1:49:26s)
2 – Lílian Pereira Olímpio (2:06:49s)
3 – Elida Cordeiro de Oliveira (2:08:19)
3K – masculino
1 – José Carlos Rezende (29:42s)
2 – Carlos José Esteves de Souza (29:48s)
3 – Fábio Sanches (30:23s)
3K – feminino
1 – Lílian Pereira Olímpio (31:12s)
2 – Tatiana Silva do Rego Lima (35:01s)
3 – Alexandra de Paulo (37:40s)
Deixe o seu comentário