Tapetes de sal já começam a colorir a Avenida Alberto Braune

Montagem interdita ruas desde cedo nesta quinta, feriado de Corpus Christi. Feriadão de Corpus Christi
quarta-feira, 15 de junho de 2022
por Jornal A Voz da Serra
Montagem de tapetes de sal na Avenida Alberto Braune antes da pandemia (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)
Montagem de tapetes de sal na Avenida Alberto Braune antes da pandemia (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)

Para os católicos, Corpus Christi é a festa da eucaristia (o corpo e o sangue de Cristo simbolizado pela hóstia consagrada). A festividade que é sempre realizada na primeira quinta-feira após a Solenidade da Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo), comemorada no último domingo, 12, além da tradicional confecção dos tapetes de sal para a procissão do Santíssimo Sacramento, tem neste ano uma ação solidária em Nova Friburgo, com a arrecadação de alimentos, cobertores e agasalhos, que serão destinados às pessoas em situação de vulnerabilidade social. A ação solidária será denominada “Pão em todas as mesas”.  

As doações poderão ser depositadas em caixas coletoras que serão espalhadas pela Avenida Alberto Braune, no trajeto da procissão de Corpus Christi, nesta quinta-feira, 16.

A tradicional festividade tem início às 6h, com confecção de 70 tapetes de sal, do trecho entre a Praça Dermeval Barbosa Moreira e a Igreja de São Bento Abade, no bairro Ypu.

Os tapetes deverão ter a metragem de 5 x 3 metros, cada, e serão preparados por equipes das igrejas, pastorais e movimentos católicos do município, além de algumas entidades civis e militares. Os tapetes geralmente formam um colorido mosaico com desenhos inspirados na temática deste ano.

Às 15h será celebrada missa campal presidida pelo bispo de Nova Friburgo, Dom Luiz Antonio Lopes Ricci, em frente à Igreja de São Bento. Em seguida, haverá adoração ao Santíssimo Sacramento, procissão e três bênçãos: a primeira no altar, outra em frente à prefeitura e em frente à Catedral São João Batista.

Ponto facultativo na sexta

Nesta quinta-feira, 16, feriado de Corpus Christi, as lojas de Nova Friburgo que aderiram a um acordo entre os sindicatos do Comércio Varejista e dos Empregados no Comércio estão autorizadas a funcionar. Já bancos e a maioria das empresas não funcionam. 

Na sexta-feira, 17, as repartições públicas, como a prefeitura, órgãos estaduais e federais não terão expediente, pois foi decretado ponto facultativo no município, Estado e União.

A exemplo dos feriados, somente os serviços essenciais terão expediente nesta sexta-feira, como os setores de emergência dos hospitais, Defesa Civil e agentes de trânsito que atuarão em sistema de plantões. Os bancos funcionam normalmente na sexta.

120 mil veículos na RJ-116

A concessionária Rota 116, que administra o trecho privatizado da RJ-116, entre Itaboraí e Macuco, estima que neste feriadão de Corpus Christi, cerca de 120 mil veículos passem pela rodovia que é o principal acesso a Nova Friburgo para quem vem do Rio e Região Metropolitana. Desta quinta-feira, 16, até o meio-dia da próxima segunda-feira, 20, uma operação especial manterá em plantão todo o efetivo operacional da concessionária visando a oferecer conforto e segurança aos motoristas.

“Embora não seja um feriado nacional, vários municípios aderem á celebração católica Corpus Christi, inclusive com a decretação de ponto facultativo por órgãos públicos de municípios e do estado nesta sexta-feira, 17. Com isso, projetamos que poderá ocorrer um aumento de turistas em direção às cidades do interior, principalmente da Região Serrana, já que estamos às vésperas do inverno. Estamos trabalhando para evitar congestionamentos, principalmente nas praças de pedágio”, explica Edyano Bittencourt, superintendente da Rota 116.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: