A inauguração do espaço Sesc+ Educação, na semana passada, em Nova Friburgo, concretizou sonho acalentado há muitos anos pelo comércio local. O complexo reúne cursos pré-vestibular e de idiomas, entre diversas outras atividades, que beneficiarão regularmente, e de graça, 600 estudantes. Pioneiro no Estado do Rio, conta com salas multiuso para projetos transdisciplinares como ações em educação ambiental e sustentabilidade, ponto de convivência, biblioteca, laboratório de Física, Química e Biologia, além do Espaço de Arte, Ciência e Tecnologia (ACT) e anexo exclusivo para o Sesc+ Infância, que atende crianças em turno inverso ao escolar. Cerca de 12 mil pessoas devem circular por mês na área de dois mil metros quadrados visitando exposições e participando de programação cultural.
O presidente do Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) de Nova Friburgo, Braulio Rezende, que muito lutou pela volta da escola do Sesc em horário integral, destacou o esforço desenvolvido por uma grande equipe para se chegar ao resultado final: um lugar acolhedor, que democratiza o acesso à educação para as famílias friburguenses.
“A escola infantil do Sesc foi tradicional em Nova Friburgo, com seu ensino de qualidade reconhecido por todos. E hoje assistimos àquilo que buscamos por tanto tempo, o retorno daquela escola, acontecendo aqui”, observou. Braulio Rezende agradeceu ao presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio RJ), Antonio Florencio de Queiroz Junior, e à diretora regional do Sesc RJ, Regina Pinho, pelo carinho com que tratam Nova Friburgo. Ele lembrou que, em breve, a cidade também desfrutará de nova unidade do Senac, no Espaço Arp, com cozinha-modelo e cursos profissionalizantes reformulados. “Sinto emoção imensa neste momento. Mas, para não perder o costume, vou fazer mais um pedido: um bistrô do Sesc para Nova Friburgo. Será um sucesso”, acrescentou ele, arrancando risos de Queiroz e Regina.
O presidente da Fecomércio RJ assinalou que o Sesc+ Educação visa a oferecer igualdade de oportunidades aos estudantes, de maneira a que, no futuro, eles enfrentem com mais justiça o mercado de trabalho. Queiroz ressaltou que Sesc e Senac não pretendem transformar o mundo; ficam felizes se o melhor de seu trabalho levar aos jovens educação inclusiva e inovadora.
“Os pleitos do Sincomércio nos obriga a pensar, como nessa ideia do bistrô. Temos em nossas mãos entidades que são referência no Brasil, e não realizar o que elas podem seria pecado mortal”, completou Queiroz.
Compareceram ainda à inauguração o diretor regional do Senac RJ, Sérgio Ribeiro; o prefeito Johnny Maycon; a secretária municipal de Educação, Caroline Klein; o presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo, Roosevelt Concy; o ex-secretário de Educação e ex-vereador Jorge Carvalho; conselheiros do Sesc RJ e do Senac RJ; e diretores do Sincomércio.
Deixe o seu comentário