Sem festa, NFFC celebra 106 do Friburgo e faz planos

Data geralmente é comemorada com sessão solene e homenagens aos que fizeram parte da trajetória da equipe
sábado, 25 de abril de 2020
por Vinicius Gastin
Com CT avançado, Nova Friburgo faz planos para preservar história e olhar para o futuro
Com CT avançado, Nova Friburgo faz planos para preservar história e olhar para o futuro

Alguns dos mais belos capítulos da história do futebol friburguense são coloridos pelo vermelho e o branco. O extinto Friburgo Futebol Clube marcou época com os inúmeros esquadrões, conquistas e uma torcida absolutamente apaixonada. Neste domingo, 26, a equipe alvirubra completaria 106 anos de fundação.

Em meio a pandemia pelo novo coronavírus, o Nova Friburgo Futebol Clube, resultado da fusão entre o Friburgo e o Esperança, não vai promover nenhum evento comemorativo. Geralmente é feita uma sessão solene, e homenagens são prestadas a personagens que fizeram parte da trajetória da equipe.

Mesmo sem as tradicionais celebrações, o Nova Friburgo F.C. mantém os planos para a temporada e para o futuro. Reeleito no início deste ano para o biênio 2020-2021, o presidente Luiz Fernando Bachini revela que o principal objetivo é concluir o Centro de Treinamento, em Conselheiro Paulino, até o final de seu sétimo mandato.

“A nossa pretensão é terminar o Centro de Treinamento, e estamos aguardando a indenização por parte da prefeitura, do que foi destruído à época do pós tragédia. A situação não foi sentenciada, e nós vemos isso com um pouco de preocupação. Tudo o que foi construído lá foi pelo nosso planejamento, com recursos próprios, a partir do aluguel do campo no Centro, onde funciona o estacionamento. Pretendemos fazer um terceiro campo, e ao lado da futura Avenida Brasil, a Rua Dr. Mauro Salarini, temos a promessa de alguns deputados federais para construir um ginásio, juntamente com o Governo Federal”, disse Bachini.

No antigo estádio Raul Sertã, localizado na Rua José Eugênio Muller, no centro da cidade, o estacionamento segue gerando receitas, mas há propostas em estudo para a concessão do terreno. A possibilidade de venda, entretanto, continua descartada.

“Com o aluguel do espaço, construímos uma receita que é imprescindível para o clube. A partir dali cobrimos nossas despesas e avançamos no Centro de Treinamento. Há muitas propostas nos setores de esportes, imobiliária e comunicação. Muitas firmas estão interessadas, e vamos continuar a batalhar. Está próxima a chegada de uma proposta da Fundação Dom João VI. Eles pretendem fazer uma obra com a gente no local, porque o Nova Friburgo F.C. não vai vender o terreno”, decreta Bachini.

“O projeto apresentado é muito bom, pois eles só pretendem construir e nós entraríamos com o terreno. Isso geraria uma receita mensal para o NFFC. Nos primeiros cinco anos, a Fundação teria 60% do valor da receita e o Nova Friburgo F.C., 40%. Depois desse período, já com tudo consolidado, esses percentuais se inverteriam. Ali nós não podemos construir nada acima de cinco andares, e do meio do campo para trás, vai se conservar o estacionamento. A nossa expectativa é gerar uma receita mensal em torno de R$ 260 mil nos primeiros anos”, finaliza o presidente.

Quanto às divisões de base e escolinhas do clube, as projeções dependem de quando as atividades irão retornar. O clube participaria de, ao menos, duas competições nesse primeiro semestre. Uma delas seria a Copa Noroeste, nas categorias Sub-11, 13 e 15, tendo como adversários Carmense, Guerreirinhos/Grêmio e Cordeiro. O Nova Friburgo F.C. também jogaria o Campeonato Metropolitano, nas categorias Sub-13 e 14.

Um pouco da história

No início do século 20, estudantes de várias partes do país migraram para Nova Friburgo e trouxeram a bola de futebol. O esporte ainda engatinhava no país, mas não demorou a conquistar os friburguenses. Os moradores do bairro Vilage passaram a frequentar o Colégio Anchieta e as tradicionais “peladas” (partidas amistosas de futebol) eram disputadas no campo da escola. Estes foram os primeiros registros de esporte na cidade.

A brincadeira tomou proporções maiores e acompanhou o iminente crescimento do futebol no estado. As famílias Sertã, Spinelli e Van Erven estreitaram as relações e passaram a organizar os jogos. No dia 26 de abril de 1914, uma reunião no Hotel Salusse fundou oficialmente o Friburgo Futebol Clube, alterando o nome Friburguense Futebol Clube, utilizado até então por aquele grupo de jogadores.

Durante os primeiros anos, os duelos eram realizados na Avenida Galdino do Valle e na Rua Oliveira Botelho. Em 4 de setembro de 1922, o Friburgo passou a utilizar o estádio Raul Sertã, um espaço de nove mil metros quadrados. O esquadrão vermelho e branco tornou-se o time a ser batido.

Em 1915, o Friburgo goleou o União pelo placar de 11 a 0 e os dirigentes, insatisfeitos, responderam à derrota com a criação do Esperança Futebol Clube. Junto ao time esperancista nasceu uma grande rivalidade que mais tarde, curiosamente, desencadearia a fusão.

Em meados de 1918, o futebol amador passou por uma grave crise financeira e de interesses. As divergências dentro do Friburgo levaram alguns componentes a deixar o clube e fundar o Fluminense A.C., em 1921. Quatro anos depois, formou-se a primeira Liga de Futebol de Nova Friburgo, e o azulino conquistou a maioria dos títulos em disputa.

Em 1930, o Friburgo conquistou o primeiro título e formou um dos grandes times de sua história, que seria o tetracampeão naquela década. Nos primeiros anos da década de 1940, o domínio foi esperancista. A partir de 1945, o Friburgo reagiu e formou um grande time em 1949, comandado por Larry e Paulo Banana, com direito ao hexacampeonato conquistado entre 1946 e 1954. Em 1960 o Friburgo foi campeão em todas as categorias e passou a pensar no profissionalismo.

O time vermelho e branco disputou alguns jogos em torneios profissionais, mas não acompanhou o novo momento vivido pelo futebol na década de 1970 e as fusões entre Fluminense e Serrano e Friburgo e Esperança mudaram os rumos do esporte na cidade.

Atual presidente do Nova Friburgo Futebol Clube, Luiz Fernando Bachini, era tesoureiro do Esperança e participou do processo de fusão junto a um conselho. A sede do Esperança, no Paissandu, foi vendida para construir uma nova em Conselheiro Paulino. A decadência do futebol amador nos anos 70 impulsionou a mudança e fez surgir a ideia de fusão com o Friburgo Futebol Clube. Do mesmo modo, Esperança e Friburgo uniram forças.

  • Já em cores, um dos registros dos últimos anos antes da fusão com o Esperança

    Já em cores, um dos registros dos últimos anos antes da fusão com o Esperança

  • Imagem comemorativa do título de 1930 conquistado pelo Friburgo

    Imagem comemorativa do título de 1930 conquistado pelo Friburgo

LEIA MAIS

Copinha Virtual Viver de Futebol reúne 32 escolinhas espalhadas por todo o Brasil

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra